Como criar um Negócio Próspero
Muito frequentemente, os coaches “terminam a sua primeira formação” e esperam que o negócio próspero ou os clientes apareçam como um passe de mágica ou começam a fazer uma formação atrás da outra, sem jamais entrar em ação.
Por exemplo, se você aluga um espaço num local estratégico e informar aos seus colegas que você está lá, é provável que você obtenha referências – eventualmente.
Isso é bom se você está disposto a esperar meses ou anos para criar um negócio próspero.
A Harvard Business Review traz algumas dicas para vender com lucratividade.
Mas existem alguns passos que podem garantir a conquista da prosperidade para o seu negócio e que dependem somente de você:
1. Clareza.
Investir seu tempo para criar uma mensagem clara, convincente e memorável.
Envolve ser muito claro sobre os benefícios de seu serviço e encontrar uma maneira de “falar a língua” de seus clientes potenciais. Muitas vezes, os profissionais recorrem a frases como:
“Eu ajudo meus clientes a alcançar seus objetivos.”
Existe alguma coisa particularmente convincente ou memorável sobre esta declaração? Na verdade, não. Em vez disso, como sobre estes:
“Eu ajudo meus clientes alcançar seus objetivos de trabalhar 51% menos e fazer 52% mais.”
Uma declaração como esta fornece mais clareza e dá ao cliente mais informações sobre os benefícios que você pode oferecer. No mínimo, você fornece ao potencial cliente uma maneira memorável de se lembrar de você!
2. Cuidado com o cliente.
Este ponto pode ser eventualmente omitido, mas apenas deve ser mencionado se você tem certeza de que se preocupa e cuidados com seus clientes.
Marketing é mais eficaz (e mais fácil) quando você tem uma paixão pelo seu serviço e sabe que é absolutamente eficaz.
Você realmente quer que as pessoas experimentem seu serviço porque você se importa, por exemplo, que trabalhem menos e ganhem mais, que economizem recursos ou que promovam impacto significativo na estratégia.
Se você não consegue pensar em nada que diferencie este cuidado no seu serviço, recomenda-se concentrar esforços para fazê-lo. Encontrar este aspecto é como encontrar um tesouro!
3. Congruência.
Outro aspecto a considerar no marketing é a congruência. Congruência é a correspondência entre o que você diz e o que você faz.
Esta “correspondência” entre o interior e exterior ajuda os potenciais clientes a compreendê-lo e lembrar de você.
Seus clientes ideais serão atraídos para você se você é congruente entre o que você diz e o que você faz. Construa sua credibilidade cultivando este “jogo” dentro de si mesmo.
4. Competência.
O melhor marketing do mundo não pode salvar um profissional que não é competente e qualificado em sua atividade fim.
Para continuar a ser extremamente qualificado, é fundamental se manter atualizado e investir em uma formação consistente na sua área.
O profissional altamente qualificado tem mais facilidade de atrair e reter clientes de alta qualidade.
5. Carisma.
Carisma é a habilidade de liderar e desenvolver um seguimento devotado. Você pode aumentar seu carisma e deve fazer todos os esforços para fazê-lo.
Esteja ciente de sua linguagem não verbal.
- Você parece interessado?
- Você está ouvindo?
- Você faz boas perguntas?
- Você cria oportunidades para fazer perguntas ou obter mais informações?
6. Consistência.
A estratégia de marketing mais eficaz é a consistência.
Dia após dia, você deve se comprometer com a consolidação da sua imagem, fortalecimento da sua autoridade e regularidade da comercialização de seus serviços profissionais.
O segredo de um resultado crescente ao longo do tempo é a disciplina para levar a cabo as atividades que garantem as vendas.
Caroline Calaça e Cássia Morato, Executive& Business Coaches