Muitos clientes de coaching se queixam que as interrupções comprometem muito a produtividade. Mas nem todas as interrupções são ruins. Na verdade, existem algumas interrupções boas. Se o seu sócio o interrompe e diz: “Escute, eu tive uma ideia brilhante sobre como conseguir uma venda e gostaria de dar um telefonema”, isso pode ser considerada uma boa interrupção.
Existem algumas estratégias para lidar com interrupções indesejáveis.
1. Faça Agora!
- Elimine os assuntos atrasados para não ter de enfrentar as consequências
- Processe as coisas na data prevista para reduzir os pedidos de relatório de progresso
2. Faça “Certo” Agora!
- Lide com as coisas de forma total e correta, para reduzir a necessidade de correções e retrabalho
- Dê instruções claras e completas para os seus subordinados a fim de reduzir os pedidos de esclarecimento e as suas frustrações quando as coisas não forem feitas da maneira certa na primeira vez.
- Lembre-se de que a sua função é desenvolver os seus funcionários quanto à forma de executar tanto as tarefas de rotina quanto os trabalhos maiores.
3. Comunique-se corretamente Agora
- Quando deixar recados, deixe informações completas
- Peça que se anotem recados completos quando os outros lhe ligarem
- Utilize métodos de comunicação que permitam recados completos e que não interrompam o trabalho que está sendo feito no momento, emails e mensagens de texto
4. “Assuma uma Posição” Agora
- Lide com as interrupções expondo as suas limitações de tempo. Comunique ao seu interlocutor a sua limitação de tempo no momento e imediatamente apresente uma alternativa para que a conversa solicitada aconteça
- Reforce isso se levantando para atender as pessoas que o interrompam
- Apoie a criação de uma cultura com menos interrupções.
- Comece a dividir a sua comunicação em lotes.
5. Divida o seu trabalho em lotes: assim é possível cortar as interrupções, o que lhe permitirá concentrar-se mais no trabalho que tem em mãos.
- Por exemplo, defina dois horários do dia para ler emails, no início e no fim do dia.
Finalmente, lembre-se que dizer não a uma interpelação de um membro da sua equipe quando você não tem pressão de prazo pode ter conseqüências que comprometam o seu resultado e a confiança, que é o esteio do relacionamento entre você e seus liderados.
Caroline Calaça e Cássia Morato- Executive & Business Coach