Não há como negar que este ano têm provocado muitas mudanças, rápidas e profundas em todas as áreas no Brasil e no mundo.
Mudanças que afetaram a vida, hábitos e comportamentos de pessoas e naturalmente, o dia a dia dentro das empresas que também foram impactados.
Com novas formas de trabalho surgindo, adaptações forçadas como ao home office por exemplo, profissões deixaram de existir e novas estão surgindo a cada dia.
Vivendo uma grande instabilidade e sem previsão de como esse cenário atual avança, mais do que nunca será exigido dos profissionais o desenvolvimento de novas competências e habilidades.
Empresas de todo o mundo estão enfrentando diversos desafios, como tomada de decisão sem conseguir construir uma expectativa de futuro, queda nas vendas e faturamento, número de colaboradores reduzidos, manter engajamento e produtividade da equipe, gestão a distância, entre outros desafios.
Isso sem contar as empresas que precisaram reestruturar toda a sua operação, encontrando novas formas de operar para continuar funcionando.
Neste momento, é determinante para as empresas que seus colaboradores estejam equilibrados, produtivos e que continuem perseguindo seus objetivos. Já para liderança, o momento é de muita gestão emocional para que possam tomar as decisões consistentes e assertivas.
No meio deste furacão de acontecimentos, o momento se torna propício para os profissionais de coaching que estão preparados para contribuir com o desenvolvimento de profissionais e empresas.
É um momento de grandes oportunidades para os coaches que quiserem arregaçar as mangas, se qualificar e colocar em prática seus conhecimentos e habilidades.
Com o aumento dos desafios e redução de quadro de funcionários, em pouquíssimo tempo, os colaboradores estão sendo forçados a se adaptar rapidamente ao novo normal, e novas competências serão exigidas.
Novas habilidades e competências que estão se tornando cada vez mais indispensáveis:
Adaptabilidade
Capacidade de se adaptar e manter a o ritmo frente às mudanças.
Foco
Estabelecer e priorizar o essencial para alcançar os resultados propostos.
Inteligência Emocional
Saber gerenciar as emoções nos momentos de desafios e dificuldade, reagindo rapidamente em direção à solução.
Criatividade e Inovação
Conseguir encontrar soluções criativas e eficientes para os desafios do momento.
Austeridade
Reavaliar propostas e contratos de maneira que encontre soluções viáveis que atendam as mudanças de cenário.
Disciplina
A capacidade de fazer o que precisa ser feito, mesmo que não haja motivação e vontade para tal.
Comprometimento
Manter dedicação e empenho na execução de suas atividades, sem se contaminar pelo pessimismo trazido por um momento de crise.
Agilidade
Se adaptar e executar o que for necessário no menor tempo possível, mantendo a qualidade da sua entrega.
Atualização Constante
Aquisição de novos conhecimentos e habilidades sempre que necessário.
Visão Estratégica
Visão e avaliação crítica das situações considerando além dos resultados curto prazo, médio e longo prazo, para uma tomada de decisão consistente e sustentável.
Autoconhecimento
Conhecer claramente quais são suas forças e fraquezas, e caminhar de forma consistente em direção ao desenvolvimento.
Comunicação Eficaz
Capacidade de se comunicar claramente e de maneira eficiente.
Resiliência
Capacidade de responder ao stress e às pressões diárias com flexibilidade, habilidade e serenidade.
Utilizando as ferramentas certas alinhado com um método correto, um coach bem preparado terá total capacidade de ajudar esses profissionais no desenvolvimento dessas competências fundamentais para enfrentar os próximos desafios, além de poder alavancar de maneira consistente sua carreira e seu posicionamento de coach de resultado.
Em nenhum outro momento da história do coaching, tivemos tantas oportunidades de desenvolver um bom trabalho e ajudar diversas pessoas e empresas a encontrar seu novo equilíbrio como agora.
2 Comentários. Deixe novo
Gratidão e sejas abençoada hoje e sempre.
Caroline, bom dia, estou sempre buscando me desenvolver focando o coach de resultado. Fui demitido da última empresa, devido há uma reestruturação, na qual saiu comigo outras quatro pessoas. Hoje estou investindo em mim e no meu escritório de contabilidade virtual, no qual terá serviços diferenciados como precificação, MB, planejamento orçamentário completo e outros serviços nos quais estou trabalhando para atualizá-los, sempre focando o Micro e Pequeno Negócio.
Estou, também, focando no e-commerce, pois entendo que me gerará uma boa renda.
Gratidão pelas suas postagens, estão me enriquecendo bastante.
Atenciosamente,
Jurandy Freire
Contador e Consultor