Entenda Porque o Mindfulness Melhora o Coaching Executivo

Os benefícios da meditação mindfulness para líderes de negócios estão cada vez mais consagrados por pesquisas empíricas de neurociência. Executivos e profissionais de alto desempenho cada vez mais usam a meditação para controlar o estresse, manter o foco estratégico, melhorar o desempenho cognitivo, promover a inteligência emocional, e aprimorar as relações interpessoais.

Meditação Mindfulness

No entanto, a meditação mindfulness é ainda incomum no Brasil e quando ocorre geralmente surge com uma oferta independente em locais de trabalho e não ligada a desafios de desenvolvimento de liderança do coachee. A meditação mindfulness ainda não foi rigorosamente integrada em programas de desenvolvimento de liderança e coaching executivo.

Esses tipos de programas de meditação podem ajudar os líderes para identificar e superar suas crenças limitantes, padrões de comportamento e dificuldades interpessoais.

Tais programas podem ajudá-los a desenvolver novos conjuntos de habilidades, incluindo a capacidade de pensar estrategicamente e motivar os outro

Habilidades Essenciais

Da mesma forma, coaching executivo ajuda os clientes a desenvolver habilidades essenciais para gerenciar relatórios e projetos, comunicar de forma mais eficaz, desenvolver planos estratégicos e implementar planos de ação para o sucesso.

Mas considerando que a maioria dos coaches executivos não são também especialistas em aplicação de estratégias de atenção plena (mindfullness), importantes oportunidades podem ser perdidas.

Quando os coaches executivos utilizam o mindfulness, podem ajudar os clientes a identificar os seus principais desafios e focar em profundidade sobre como enfrentar esses desafios de forma sinérgica. O coach executivo pode envolver o cliente no diálogo sobre estratégias de mindfulness (como a respiração controlada e imaginação guiada).

Mudanças de Mentalidade

Quando o cliente atinge um estado relaxado durante sessões de meditação através do controle da respiração e relaxamento muscular progressivo (que suspende temporariamente a cognição), ele ou ela pode então trabalhar sobre as mudanças de mentalidade que são o foco do coaching executivo.

Estas mudanças de atitude são mais atingíveis quando são trabalhados em um estado de relaxamento meditativo. Por outro lado, pensamentos relevantes “borbulhando” na mente do cliente durante as sessões de meditação são relevantes para as tarefas das sessões de coaching e desenvolvimento de liderança executiva.

Os benefícios de um corpo relaxado para clientes de coaching executivo não podem ser subestimados.

Uma vez que a auto-consciência de um coachee estressado se expande para incluir sua respiração e seu estado do corpo em geral, ele fica mentalmente mais focado, e capaz de fazer mudanças significativas.

A respiração profunda e relaxamento moderam a intensidade cognitiva, que lhe dao poder de tolerar e transformar pensamentos estressantes ao invés de ser oprimido ou prejudicado por eles.

Desse modo, ele se torna capaz de atingir as metas de coaching executivo, de transformar a sua auto-percepção ao ser crivado de problemas, para abraçar novos desafios de liderança e aproveitar as oportunidades de crescimento.

Líderes mais Autoconscientes

Ao integrar cuidadosamente estratégias de coaching de executivos e mindfulness, podemos ajudar os clientes a se tornarem líderes mais autoconscientes, emocionalmente mais inteligentes e eficazes.

O processo é mais gratificante, e o resultado para os clientes é muito superior, com este tipo de abordagem integrada,

Caroline Calaça- Executive & Business Coach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu