Como Funciona o Coaching Executivo

O processo de coaching executivo tem uma estrutura mínima para garantir resultados. Neste contexto, o processo envolve explorar deliberadamente questões individuais relacionadas com o resultado desejado. Através destas questões com absoluta imparcialidade isenta de qualquer conselho, o coach facilita ao cliente desafiar seu próprio padrão de pensamento e limitações percebidas.

As técnicas, surpreendentemente, são muito eficazes e parte do papel de um bom coach executivo é ajudar ao cliente entender como eles podem aplicá-los de forma independente em ambos os contextos, pessoal e de trabalho.

Para fazer isso com segurança, alguns passos precisam ser respeitados no processo de coaching executivo:

Passo 1: O Contrato – Definir o que o cliente quer

Durante cada sessão, o executivo irá identificar uma área em que gostaria de se concentrar. Isso normalmente é pré-definido como parte do levantamento de necessidades e expectativas da empresa contratante.

Uma vez estabelecido um objetivo concreto para a sessão, o coach faz perguntas abertas para apoiar o executivo a avançar na entrega de resultados esperados de acordo com o contrato.

É um processo estritamente centrado no executivo e o foco é dirigido aos conhecimentos que ele tem do negócio e nas possíveis soluções que ele visualiza para os desafios que ele enfrenta, buscando extrair dele o máximo de valor em cada sessão.

Resultado: Uma meta clara e mensurável, bem como definição de quais são os critérios para saber que se o alvo definido foi atingido.

Passo 2: Foco na Solução – Determinar a melhor maneira de atingir o objetivo.

O papel do coach é prestar muita atenção ao que o cliente está dizendo bem como aquilo que ele não diz (ou seja, omite). Enquanto o executivo mantém o controle do foco do processo, o objetivo do coach é alinhar o processo com o objetivo, mantendo a postura de não julgamento.

Com base nas respostas obtidas e uma escuta treinada, um coach efetivo faz perguntas relevantes para desafiá-lo a descobrir e explorar possibilidades adicionais.

Além disso, o coach emprega um número de ferramentas que possibilitem acesso a aspectos subconscientes ou pouco conscientes do indivíduo, bem como o seu conhecimento intuitivo que normalmente é difícil de ser processado e articulado.

Resultado: Definição de ações práticas e realistas para alcançar o objetivo. Estes passos precisam necessariamente responder a qestões dentro e fora de seu controle. Para problemas complexos, o resultado pode ser por exemplo definir o próximo passo viável e tangível.

Passo 3: Compromisso – Construir e sustentar a motivação

Muitas vezes, conhecer o objetivo, concordar com a sua importância e saber o que precisa fazer para alcançar, não é suficiente para mobilizar o cliente. Circunstâncias relacionadas com o trabalho, com aspectos pessoais ou mesmo relacionadas com o mercado, desempenham uma enorme influência sobre a capacidade do indivíduo de sustentar sua motivação.

Uma parte importante do processo de coaching consiste em apoiar o cliente para manter a perspectiva global e ficar constantemente conectado com a importância daquilo que ele está tentando alcançar alguns desafios como autoconfiança, autoestima, determinação e priorização eficaz com frequência devem ser enfrentados para avançar.

Resultado: Uma conexão claramente estabelecida entre objetivos e sua importância para o cliente Além disso, pode facilitar definir ações práticas para ajudar a construir e manter a motivação.

Passo 4: Acompanhar e Medir o seu progresso

Estabelecer marcos significativos pode ser uma iniciativa para mapear o progresso, pois isso ajuda a sustentar a motivação e a corrigir os rumos quando necessário.

Definir como o indivíduo vai saber se obteve sucesso é um dos fatores-chave na condução de seu nível de satisfação e felicidade no trabalho e na vida.

Resultado: Marcos de sucesso claramente definidos e rotina de avaliação de identificação e superação de obstáculos.

Passo 5: Reconhecimento – Comemorando o sucesso

Finalmente, se o cliente está sinceramente disposto a desafiar a si mesmo para alcançar o seu pleno potencial, haverá momentos em que ele poderá falhar temporariamente em fazer aquilo que definiu.

Um coach efetivo possibilita que o cliente aprecie plenamente a sua própria viagem e progresso, ajudando-o a capitalizar os aprendizados e recupera a energia para voltar à agir em direção ao seu objetivo.

Resultado: aprendizados identificados e avanços reconhecidos

Caroline Calaça e Cássia Morato – Executive & Business Coaches

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu