Como o Coaching pode ser útil na Crise?

Muita gente questiona se coaching funciona na crise e em quais situações o processo pode oferecer um salto de qualidade nos resultados de uma empresa ou negócio. O coaching é uma forma de aprendizagem focada no futuro e na ação.

Coach Executivo

O processo é realizado com o apoio de um profissional que deve ser preparado para atuar no ambiente organizacional e de negócios , o coach executivo que, leva o profissional que passa pelo processo a encontrar e utilizar seus recursos internos para desenvolver uma ampla gama de habilidades de auto-gestão e liderança.

O coach não fornece respostas corretas e sim ajuda o seu cliente a encontrar respostas adequadas para alcançar um objetivo alinhado com as expectativas da empresa contratante. Mas em quais situações o coaching pode oferecer um grande impacto no resultado?

1. Quando o empregador requer um desempenho superior.

Aqueles profissionais que ocupam cargos estratégicos como diretoria, alta gerência, gerencia regional, uma vez que tem grande responsabilidade de fazer acontecer as estratégias definidas para ganho de mercado em um negócio.

Os gerentes juniors considerados de “alto potencial”, porque podem ser preparados para suceder outras pessoas através do processo de coaching independentemente da natureza do seu atual papel organizacional.

Desenvolver habilidades

  • Para desenvolver habilidades específicas que afetam a perfomance do indivíduo as chamadas “soft skills“.Melhorar o desempenho de qualquer pessoa nessas áreas é muitas vezes difícil e exige um esforço intensivo.

Problemas de auto-gestão

  • Ajudar as pessoas com problemas de auto-gestão, tais como microgerenciamento, dificuldades com gestão de tempo, ajudar aqueles que têm estilos dominantes, ou controladores a melhorar sua capacidade de relacionar e de infuenciar ao invés de impo, desenvolver habilidades para o trabalho em equipe, aprender como desenvolver seus liderados

Aprimorar as habilidades

  • Ajudar as pessoas que têm boas habilidades interpessoais a se aprimorarem em como tomar decisões difíceis, estabelecer e fazer cumprir normas, e lidar com conflitos de forma produtiva.
  • Ajudar as pessoas a desenvolver habilidades de liderança quando são promovidas para um papel mais proeminente.

2-Para aprimorar a visão estratégica bem como a capacidade de formular e executar estratégias definidas pela empresa

3-Para profissionais que foram promovidas para cargos estratégicos com pouca antecedência.

  • Desenvolver profissionais de acordo com a agenda do cliente, e rapidamente. Neste caso tempo é crítico. O desenvolvimento pode ser feito com coaching.

4-Assimilar uma nova contratação.

  • A integração de um novo profissional pode ser facilitada por coaching e em caso de cargos muito estratégicos este processo pode dar muita celeridade à integração à cultura e as peculiaridades de um negócio.

Em ambientes de escassez é fundamental aplicar os recursos de um negócio em iniciativas que possam trazer retorno e gerar valor para a empresa.

(ROI) em coaching executivo

Pesquisas realizadas no Brasil e no exterior comprovam que retorno sobre o investimento (ROI) em coaching executivo e de negócios é de cinco vezes o valor investido.

Quando consideramos a retenção dos talentos, este retorno pode chegar a sete vezes o valor investido.

Caroline Calaça e Cássia Morato-Executive & Business Coaches

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu