As informações são transformadas em conhecimento pelas decisões que as pessoas tomam ao reunir pedaços separados e muitas vezes desconexos de informações. Assim, ao reunir estas partes, dando a elas um significado, tomam uma decisão que leva as pessoas a entrar em ação para buscar um resultado qualquer.
Por exemplo, uma equipe de pós venda de uma concessionária, ao avaliar os registros de clientes do sexo feminino descobre que a cada ano elas rodam em média 5 mil quilômetros. A partir desta informação decide criar um pacote de serviços de revisão mínimo para este grupo de clientes.
Mas qual seria o papel do líder para fomentar a transformação de conhecimento em ação?
1. Deixar claro que toma as decisões:
Esclarecer de quem é a responsabilidade de decidir, principalmente em equipes responsáveis por projetos ou em estruturas matriciais, para evitar áreas nebulosas ou dúvidas que podem originar omissões em tarefas importantes.
2. Alinhar as expectativas:
Por incrível que pareça, é muito comum profissionais assumirem cargos de liderança e se omitirem neste aspecto. Alinhar expectativas representa dizer aos liderados o que se espera de entrega de cada um deles, bem como serão avaliados em seu desempenho.
Esta clareza possibilita que cada um tenha um norte e saiba aquilo que realmente tem impacto nos resultados.
3. Empurrar a tomada de decisão para o ponto mais baixo da hierarquia:
Estruturas em que as decisões são tomadas majoritariamente por níveis hierárquicos mais altos, têm como resultado a lentidão e um desempenho muito abaixo de sua capacidade.
Dar espaço e oportunidade para decidir gera responsabilização e autonomia, contribuindo também para maior engajamento das pessoas.
4. Deixar claro que valoriza a ação de alto impacto:
Entenda-se por alto impacto aquilo que vai contribuir para os objetivos mais relevantes da área e não atividades rotineiras que podem consumir o tempo e não ter impacto no negócio.
Ações relevantes são aquelas dirigidas a um propósito definido e que esteja alinhado com a estratégia do negócio.
5. Remover os obstáculos e barreiras do caminho:
Processos com gargalos que restringem os esforços das equipes, burocracia administrativa, regras que foram perdendo o sentido ao longo do tempo. Investir tempo e esforço em mobilizar as pessoas para sugerir mudanças necessárias gera confiança e destrava a tomada de decisão.
6. Criar urgência:
Desafiar as pessoas para envidar esforços naquilo que realmente interessa e apoiar as pessoas para dar foco nos prazos. Apoiar para desdobrar as táticas em atividades e tarefas de forma que sejam factíveis e alcançáveis no prazo requerido.
Foco Constante
A habilidade de transformar conhecimento em ação requer foco constante na gestão das pessoas, dando a elas um rumo claro, apoio para decidir e fazer as mudanças necessárias e um senso claro de distribuição das metas na linha do tempo para imprimir um ritmo adequado as conquistas que perfazem o resultado da área.
Caroline Calaça e Cássia Morato – Executive & Business Coach