Como Você vê o Fracasso?

Como Você vê o Fracasso?

Vivemos em uma cultura do culto ao sucesso e esta evidência que o status de ser bem sucedido tem atualmente, impele as pessoas a acreditarem erroneamente que o fracasso é motivo de vergonha ou sinal de fraqueza.

Na realidade, se for avaliar em perspectiva, o fracasso não existe, o que existe são apenas resultados indesejados, que podem ser utilizados como fonte de feedback para atingir o propósito estabelecido.

Resultados indesejados

Assim como não existe fracasso quando comunicamos algo e o outro não entende, somente a resposta é que pode ser avaliada em função de um resultado desejado, pode se dizer que o fracasso em si não existe.

O que existe são resultados indesejados, que sempre ser podem mudados para um resultado desejado. Em compensação, ao qualificar um “resultado não desejado” como “fracasso” pode parecer que não existe possibilidade de você conseguir o desejado. E isso não é realista.

Fontes de feedback

Por este motivo é mais efetivo utilizar os resultados indesejados como fontes de feedback. Utilizando as informações que os resultados “não desejados” fornecem, você pode atuar de outra forma até conseguir alcançar o seu objetivo.

Ao acreditar que o fracasso é o fim da linha ou que deve ser escondido, você fecha as portas para o sucesso que se segue ao fracasso, pois o fracasso pode ser parte do aprendizado rumo ao sucesso!

Em geral executamos nossas estratégias com perfeição. O problema é que algumas vezes estas estratégias são mal projetadas e pouco efetivas.

Modifique as estratégias

No entanto, isto não significa que as estratégias não possam ser modificadas para se obter melhores resultados.

  • Uma das formas de transformar o seu fracasso em oportunidades é detectar quais os aspectos da estratégia que contribuíram para este resultado?
  • Se você quiser ter um resultado melhor quais são as alternativas que ampliam as suas possibilidades de alcançar o que deseja ?
  • O que você precisa mudar em relação à forma como enxerga o fracasso para aprender e ampliar as suas chances de chegar onde quer?

Caroline Calaça e Cássia Morato- Executive &Business Coaches

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu