Vivemos em uma cultura do culto ao sucesso e esta evidência que o status de ser bem sucedido tem atualmente, impele as pessoas a acreditarem erroneamente que o fracasso é motivo de vergonha ou sinal de fraqueza.
Na realidade, se for avaliar em perspectiva, o fracasso não existe, o que existe são apenas resultados indesejados, que podem ser utilizados como fonte de feedback para atingir o propósito estabelecido.
Resultados indesejados
Assim como não existe fracasso quando comunicamos algo e o outro não entende, somente a resposta é que pode ser avaliada em função de um resultado desejado, pode se dizer que o fracasso em si não existe.
O que existe são resultados indesejados, que sempre ser podem mudados para um resultado desejado. Em compensação, ao qualificar um “resultado não desejado” como “fracasso” pode parecer que não existe possibilidade de você conseguir o desejado. E isso não é realista.
Fontes de feedback
Por este motivo é mais efetivo utilizar os resultados indesejados como fontes de feedback. Utilizando as informações que os resultados “não desejados” fornecem, você pode atuar de outra forma até conseguir alcançar o seu objetivo.
Ao acreditar que o fracasso é o fim da linha ou que deve ser escondido, você fecha as portas para o sucesso que se segue ao fracasso, pois o fracasso pode ser parte do aprendizado rumo ao sucesso!
Em geral executamos nossas estratégias com perfeição. O problema é que algumas vezes estas estratégias são mal projetadas e pouco efetivas.
Modifique as estratégias
No entanto, isto não significa que as estratégias não possam ser modificadas para se obter melhores resultados.
- Uma das formas de transformar o seu fracasso em oportunidades é detectar o seguinte: Quais os aspectos da estratégia que contribuíram para este resultado?
- Se você quiser ter um resultado melhor, pergunte-se: Quais são as alternativas que ampliam as suas possibilidades de alcançar o que deseja?
- O que você precisa mudar em relação à forma como enxerga o fracasso para aprender e ampliar as suas chances de chegar onde quer?
Caroline Calaça
Advisor de Negócios
2 Comentários. Deixe novo
FIQUEI MUITO SATISFEITA COM SUAS EXPLICAÇÕES.
Obrigado Caroline, de fato a mudança na percepção dos resultados pode contribuir de forma substancial para a promoção de resultados mais satisfatórios em etapas seguintes às quais possivelmente iremos nos submeter com uma maior carga de experiência. A mudança na concepção de erro para uma concepção de aprendizagem certamente fará toda diferença em nossos pensamentos e ações.
Sou Paulo, escritor, sócio do C.I. Pós-G, e estou achando seus artigos e vídeos muito bons. Parabéns por compartilhar seu conhecimento e experiência conosco.