Neste caso o Óbvio precisa ser Dito!

Neste caso o Óbvio precisa ser Dito!

É com grande preocupação que temos identificado um fenômeno recorrente que vem atingindo muitos coaches, a maioria recém-formada e uma minoria, infelizmente, de profissionais de muito tempo de atuação no mercado.

Algumas vezes este fenômeno, que na realidade é um equívoco, se manifesta verbalmente e outras, por escrito, comprometendo a credibilidade do profissional que o comete, causando um impacto negativo que resulta numa impressão ruim.

Nomenclatura

Trata-se de uso equivocado da nomenclatura que designa a atividade profissional do coach. Como o processo foi concebido e estruturado na língua inglesa, o nome do processo também é designado na língua inglesa e é ai que as pessoas estão cometendo um erro que demonstra desconhecimento e que expõem aquele que o comete.

O que tenho observado frequentemente são profissionais da área chamando o processo de ‘coach’ ou aquele que presta o serviço de ‘coaching’.

Exemplos

  • O processo de coach pode trazer muitos resultados para a liderança’
  • “Já sou coaching há seis meses’

E qual seria a designação correta?

  • O processo é chamado de coaching, com “ing” no final
  • O profissional especialista é o coach
  • O cliente é o coachee

Infelizmente, achados como estes são muito ruins para o autor do equívoco, na medida em que somos percebidos com profissionais (tendo como contraponto os amadores), por tudo aquilo que fazemos, dizemos e comunicamos com a nossa linguagem verbal e não verbal.

Sua Confiabilidade

Para profissional cujo ativo maior é a confiança, o cuidado coma a forma é tão importante quanto o cuido com o conteúdo!

Se o maior ativo de um coach é a sua confiabilidade, o que ocorre é que ele é muito mal avaliado socialmente quando comete um erro, seja na quebra de um sigilo profissional, seja ao fazer um comentário inadequado ou jocoso e até mesmo ao aplicar de forma errada a nomenclatura pertinente a sua atividade.

Neste caso, colega coach, o óbvio precisa ser dito, para que a forma possa fazer juz ao conteúdo!

Caroline Calaça e Cássia Morato – Executive & Business Coaches

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu