O Coaching e o RH

O Coaching e o RH

Para muitos profissionais de RH, o coaching é apenas outro nome para o que eles já fazem há anos – ajudar gerentes e executivos a aumentar suas capacidades e conhecimentos no desenvolvimento de pessoas. No entanto, coaching está mudando fundamentalmente a relação de RH com os gerentes de organização e executivos.

Hoje alguns profissionais de RH estão assumindo o novo papel de Coach interno e diretamente trabalhando com gerentes e líderes.

Cultura e Desenvolvimento Pessoal de Liderança.

Em grandes organizações, há uma crescente necessidade de desenvolver comportamentos consistentes de liderança e cultura organizacional.

Profissionais de recursos humanos atuando como coaches internos estão em uma posição única para entender e gerenciar as questões difíceis sobre cultura e desenvolvimento pessoal de liderança.

A aplicabilidade de coaching já não deve ser de domínio exclusivo para o desenvolvimento de liderança. Desenvolvimento profissional e pessoal em nossos gerentes e líderes devem ocorrer em “tempo real” e em uma necessidade atual, não em uma sala de aula no próximo mês.

O BCI ressalta RH que são coaches corporativos qualificados exigem:

  • Os mais recentes modelos de coaching
  • Acesso a uma variedade de recursos validados e críveis
  • Dispor de tempo disponível necessário para ajudar ao líder / gerente ter sucesso
  • Vivência e experiência no processo de coaching

Um fator importante que o RH coach traz para o papel do coach é seu conhecimento da organização e do perfil de trabalho do gerente dentro desse ambiente.Fundamental para o papel, é a confiança.

Para ajudar um executivo, a pessoa de RH deve ter credibilidade com os executivos. Credibilidade é percebida em como o coach se comporta como um recurso profissional imparcial, como agente de desenvolvimento e mudança.

O Coach de RH

Um coach não deve se aventurar a atuar como coach interno a menos que suas credenciais sejam impecáveis. A pessoa que participa do coaching tem que sentir também que ele está qualificado para olhar para os seus melhores interesses, manter a objetividade e confidencialidade em todos os momentos.

Esta é uma das principais razões que alguns coaches de RH não conseguem atrair clientes internos.

Em muitas organizações, o Coach de RH também atua como Gerente do Programa de Coaching para coordenar e unificar o processo de coaching na organização. Eles podem gerenciar e monitorar o gasto de recursos, treinar coaches internos, confirmar as credenciais de coaches externos, e medir e determinar os resultados de coaching.

Ser um coachee permite que profissionais de RH tragam experiência de primeira mão para programas de treinamento formal em suas organizações.

Ao longo da última década, as organizações cada vez mais ofereceram coaching aos gerentes como uma ferramenta de recrutamento e retenção, com a criação e o gerenciamento do programa pelo RH.

O coaching ajuda o RH a incorporar os princípios da abordagem, não só conceitualmente, mas também a atuar de forma congruente com eles. É uma coisa para falar-se sobre o valor e os benefícios de coaching para os outros e outra coisa completamente diferente passar pelo processo de coaching.

Dá aos profissionais de RH mais credibilidade com as pessoas quando eles podem falar do valor que o coaching agregou nas suas próprias vidas, em vez de só parecer que estão promovendo outro programa de RH.

Caroline Calaça- Executive & Business Coach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu