O que a Sabedoria de cinco mil anos pode fazer para Melhorar sua Vida

O que a Sabedoria de cinco mil anos pode fazer para Melhorar sua Vida

A ansiedade tem sido descrita como o mal do século. Todos nós vivemos correndo, cheios de demandas e sobrecarregados pelo uso intensivo da tecnologia. Esta overdose de estímulos e exigências pode gerar um desgaste que reduz a nossa capacidade de concentrar em tarefas rotineiras, de desfrutar o momento presente e até mesmo comprometer nossa a qualidade de vida.

A ciência descobriu que uma técnica milenar de meditação não religiosa pode neutralizar grande parte destes efeitos.

O mindfulness

O mindfulness é uma técnica de meditação especifica que tem o objetivo de aumentar a consciência e a atenção às experiências vividas no aqui e no agora. Ela ajuda a reconhecer e aceitar a realidade como ela for, sem a avaliação emocional, distorções mentais ou reagindo de maneira automática.

Uma pesquisa, conduzida por Richard Davison e John Kabat Zinn, reuniu 48 voluntários e estes eram pessoas que nunca haviam meditado. A proposta era que metade destas pessoas seria treinada na técnica de mindfulness e a outra metade seria o grupo controle, para ter uma referência da mudança na ativação das áreas do cérebro, após o treinamento.

Redução na percepção da ansiedade

O estudo compreendia ministrar vacina de gripe para avaliar se houve mudança na resposta imunológica, bem como aplicar um questionário para que as pessoas avaliassem em uma escala de intensidade sobre o quanto se percebiam ansiosas ao longo das atividades diárias no trabalho e na vida. Ao final o questionário e os exames foram repetidos para avaliar novamente a função imunológica para efeito comparativo

O resultado evidenciou que os voluntários que haviam praticado o mindfulness tiveram uma redução na percepção de sua ansiedade em torno de 12% e um aumento da produção de anticorpos em torno de 5%.

A ativação cerebral de áreas relacionadas ao prazer e áreas relacionadas com redução de estresse também foi apontada como um ganho importante para aqueles que aprenderam a meditar. Os participantes também relataram uma habilidade de se desligarem da lista de afazeres que tem que desempenhar ao longo do dia e de ficarem mais serenos.

Quais são as situações práticas que podemos nos beneficiar destas descobertas?

  • Quando estamos muito ansiosos, estressados e/ou focados em um evento desagradável;
  • Quando precisamos nos dedicar a uma tarefa que exige muita atenção e enfrentamos dificuldade em desempenhar esta atividade;
  • Quando buscamos autoconhecimento, regulação da emoção e da regulação da atenção;
  • Para controlar o estresse: O Marine Corps americano está em processo de avaliar como o treinamento de mindfulness poderia melhorar o desempenho e a capacidade dos soldados em lidar com o estresse;
  • Para ajudar a conciliar o sono. Um estudo da Universidade de Utah demonstrou que o treinamento em mindfulness, pode não só nos ajudar a controlar melhor nossas emoções, como também pode nos ajudar a dormir melhor. Segundo Holly Hau, as pessoas que relataram prática diária de mindfulness dizem ter melhor controle sobre suas emoções e comportamentos durante o dia. Além disso, níveis maiores de atenção foram associados com menor ativação na hora de dormir, o que pode trazer benefícios para a qualidade do sono e para a capacidade de manejar o estresse.

A prática de mindfulness tem se popularizado no ambiente corporativo e o Google nos EUA e o hospital Sírio Libanês no Brasil criaram programas regulares de mindfulness para treinar seus funcionários visando promover saúde e qualidade de vida no trabalho.

Caroline Calaça e Cássia Morato -Business & Executive Coaches

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu