Por que o Coaching Executivo está crescendo tão rapidamente?
O que está acontecendo nas organizações atualmente para desencadear esse crescimento?
Três fatores são responsáveis
1. O papel de CEO tem ficado mais difícil e complexo, requerendo habilidades mais específicas. Além disso, executivos mais jovens estão iniciando companhias ou assumindo liderança em companhias já existentes. Esses novos executivos podem entrar em cargos seniores com ou sem experiência em liderança ou conhecimento político dentro de uma empresa.
Executivos atualmente aparentam mais abertos e menos egocêntricos do que seus antecessores. Eles estão mais cientes do impacto que suas emoções – e como lidar com estas de forma efetiva – precisam da habilidade de ser um bom líder.
Eles também têm noção da importância da empatia com outros dentro da organização e como entender suas necessidades. Isso os faz mais receptivos para aprender e aceitam oportunidades para desenvolver outras habilidades. Eles são candidatos ideais para os benefícios do coaching executivo.
2. Alguns erros inacreditáveis em grandes companhias ergueram uma bandeira vermelha para o mundo dos negócios. Executivos de companhias estão ficando mais sábios, e períodos de tempo estão ficando mais curtos para novos contratados ou executivos promovidos demonstrarem competência e capacidade.
Por causa desses fatores, o mundo dos negócios está ficando mais aberto e a performance desses executivos mais visível, o que torna problemas de performance e erros de gestão mais difíceis de permanecerem escondidos. Executivos de hoje estão sujeitos tanto a um maior escrutínio e um período de tempo finito para que eles mostrem suas capacidades.
3. Coaching executivo está crescendo rapidamente devido aos desafios que os negócios enfrentam. Alguns dos desafios para CEOs e companhias nesse ambiente em constante mudança são a tecnologia, novos mercados, competição acirrada, o que inclui o crescimento de indústrias globais.
O ciclo de vida de produtos e serviços foi reduzido a uma duração nunca antes vista. A momento certo de vender está mais curto, e novos produtos estão virando comodidades mais rapidamente. O resultado de todos esses fatores é que organizações simplesmente não podem se tornar complacente sobre sua oferta de produtos.
O mercado atual é mais turbulento, o que significa que CEOs devem ficar mais focados e ter mais estratégias do que serem reativos e táticos se eles desejarem liderar sua companhia com sucesso.
Concluindo, estes fatores configuram uma oportunidade para aqueles que estão constantemente se preparando para entregar resultados de forma ética e competente. E você, como vem planejando seu posicionamento neste mercado?
Caroline Calaça- Executive & Business Coach