Como tomar Posse dos nossos Pensamentos?

Muitas vezes nos sentimos reféns de nossos pensamentos recorrentes que nos levam a sentir angústia ou ansiedade. Mas como assumir o controle dos pensamentos?

A resposta é muito simples: observando-os, aprendendo a aquietar a mente e a limpá-la, como quando limpamos o filtro da piscina ou do ar-condicionado. Para que nossa mente, essa ferramenta poderosa, funcione bem, é preciso aprender a dominá-la como a um cavalo de corrida.

Como fazer isso?

Despertando a testemunha dos seus pensamentos, que olha sem julgar tanto o que você pensa quanto o que sente, sem permitir que o medo se apodere de você. Observe para deter ou descartar seus pensamentos extremistas, de tudo ou nada; suas generalizações de sempre ou nunca; sua tendência ao exagero diante de um obstáculo.

Observe se está desqualificando algo positivo ou se está focado no pequeno detalhe que aconteceu. Você está atenta à armadilha de acreditar que sabe o que o outro está pensando ou à tendência de ficar lendo na mente do outro algo negativo sobre você.

Preste atenção às muitas vezes que diz: “devo, deveria, tenho que”, em vez de dizer: “quero, posso, escolho”.

Perceba quando começa a julgar duramente os outros ou a si, pondo rótulos, buscando culpados ou se sentindo vítima de tudo que acontece.

Esses pensamentos negativos resultam em grande sofrimento e conflito emocional.

Eles nos oferecem uma visão obscura de nós e do mundo que nos cerca. Todos são fruto do medo! Um outro caminho, diz que, ao observar esses pensamentos, você pode detê-los e descartá-los. Algumas perguntas simples podem nos guiar para descartar pensamentos nocivos:

  • Este pensamento surge do paradigma do medo ou do amor?
  • Ele serve ou não serve para mim?
  • Este pensamento abre portas ou as fecha?
  • Ele faz com que me sinta bem ou mal?

Manter a autobservação possibilita a você uma vida mais leve e lhe oferece a oportunidade de mudar o seu foco e transformar seu modelo mental e sua vida!

Cássia Morato e Caroline Calaça – Executive & Business Coaches

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu