O que Você tem feito para Vencer e Durar?
Qual é a diferença entre perseverança e resiliência? Nenhuma! Digamos que resiliência é perseverança com aditivo para os nossos tempos caóticos. A transformação nasce das dificuldades, do sofrimento e dos desafios que enfrentamos na vida. E é fato que, nos tempos de hoje, sete entre de líderes não são tão bons.
Para esse fenômeno existe muitas explicações, por exemplo, a falta de humildade para aprender, o desânimo de não ser útil, a perda das convicções, a falta de visão para deixar um legado, a desistência de um propósito e de uma missão, a impaciência e o negativismo.
Tommy Nelson aponta as características de pessoas que vencem e duram:
1. São movidas por seus valores e propósitos
A pessoa perseverante que quer dar um passo além do sucesso tem um compromisso com os seus valores, seus propósitos e sabe o que querem da vida.
Suas âncoras principais são internas e, para ela, renovação não é reagir às mudanças, mas, sim, uma oportunidade de revisar as questões centrais da sua vida e perceber como elas se reavivam ciclicamente em contextos que estão em constante mutação – porque fatores importantes estão sempre em risco, e o tempo é administrado com essas questões centrais como ponto de referência.
2. Não se isolam
A pessoa bem-sucedida permanece em contato com o mundo ao seu redor, busca amigos, mentores e conselheiros para interagir e vivenciar a própria vida.
Sabe ouvir e sentir empatia por todas as pessoas, tem consciência e se comunica, cultiva de 10 a 15 pessoas-chave para acompanhá-las. Alimentando o contato com os seus filhos e parentes, têm a iniciativa de sustentar relacionamentos.
3. Têm disciplina para criar uma estrutura de reflexão
Pessoa que sempre vence, mas quer também durar, requer tempo de solidão e reflexão. Estruturar isso é fundamental na agenda e na vida.
Quando o guru de liderança, Warren Bennis, entrevistou líderes de todos os tipos, no início da década de 1990, descobriu que tinha uma maneira comum de não perderem contato com o que era importante para eles, construindo em suas vidas estruturadas de reflexão, tempo e espaço para auto-análise.
4. Mantêm um ritmo adequado
Nossa prática comum é submeter-nos a um esquema de alto rigor no trabalho e só reservar o fim de semana como pausa para respirar.
Esses espaços não são suficientes para sustentar o processo de auto-renovação, porque eles se dissipam rapidamente nas nossas rotinas dominantes. Renovação deve ser um elemento inserido em nosso ritmo rotineiro, ou seja, em nosso próprio estilo de vida e trabalho.
5. Mantêm sua proximidade com a natureza
Grande parte da vida moderna é gasta longe das forças naturais, prédios e ambientes que nos isolam da natureza que nos renova.
Se alguém quer vencer e durar, deve fazer parte do seu planejamento estar em contato com a natureza, de forma a renovar-se continuamente.
E você o que tem feito para vencer e durar? O que falta fazer para poder avançar?
Caroline Calaça- Executive & Business Coach