Coaching: Para que serve?
O coaching é uma atividade profissional emergente destinada a ajudar alguém a se concentrar e avançar em objetivos pessoais, profissionais ou organizacionais, através da exploração de idéias e diálogo sincero com um parceiro qualificado para este fim num relacionamento confidencial e imparcial.
Coaches são certificados em uma variedade de modelos de coaching, mas há elementos comuns nesses modelos.
- Identificar um tópico ou uma questão: o coach irá ajudar a definir o que o cliente pretende realizar
- Explorar idéias: o coach irá sondar, desafiar, ouvir e questionar até o cliente desenvolver uma visão clara e convincente e objetivo pelo qual se mover
- Remover barreiras: o coach identificará barreiras e descobrirá pontos de alavancagem
- Tomar medidas: o coach irá ajudar o coachee a desenvolver um plano de ação claro para avançar seus objetivos
- Refinar e refletir: o coach irá apoiar e motivar o cliente através do processo para a realização de seus objetivos
As raízes do Coaching
O coaching tem raízes no atletismo, onde treinadores ajudam atletas de elite refinar o seu desempenho.
Com os excelentes resultados no ambiente esportivo o processo de coaching mudou-se para a sala de diretoria executiva onde os líderes existentes e emergentes alcançaram resultados impressionantes trabalhando com um coach para aprimorar suas habilidades de desenvolvimento, desempenho e liderança.
Executive Coaching e Business Coaching
Ao longo do tempo, o coaching evoluiu em duas categorias distintas: Executive Coaching e Business Coaching com foco em objetivos organizacionais e de estratégia de negócios e “Personal” Coaching, com foco no desenvolvimento pessoal e metas.
Coaching para Aprendizagem:
As pesquisas demonstram que um treinamento aumenta a eficácia em ação em 28% e a treinamento seguido de coaching aumenta a eficácia em 88%.
O processo de coaching ajuda o cliente a aplicar suas novas habilidades e a ancorar sua aprendizagem em situações da vida real como eles surgem no dia-a-dia.
O processo da prestação de serviços de Coaching se consolida em uma série de reuniões confidenciais um-a-um focadas em alcançar diversos objetivos do cliente.
Para saber mais, consulte: http://www.icfbrasil.org/downloads/competencias-principais-da-ICF-2012.pdf.
São objetivos tais como:
- Refinar ou desenvolver uma habilidade
- Acelerar a aprendizagem
- Resolver um problema
- Desenvolver máximo desempenho em determinada area
- Elaborar um plano estratégico/plano de ação
- Criar mudanças ou fomentar a mudança
- Trabalhar com foco em algo em que o cliente está paralisado
- Identificar e ganhar clareza nos objetivos do cliente
Os clientes que trabalharam com um coach e atingiram seus objetivos, continuam a usar coaching sempre que querem trabalhar em nova meta.
Empresas e clientes indivduais tendem a recorrer ao processo uma segunda vez por causa dos resultados impactantes que o processo proporciona aos contratantes.
Caroline Calaça-Executive & Business Coach