Como ganhar Mercado a partir dos Ativos que você já tem?

Tenho frequentemente me deparado com profissionais que querem empreender e escolhem atuar de forma que não exploram os ativos que construíram na carreira. Acredito que esta escolha se deve a um desconhecimento das oportunidades que estão deixando de aproveitar ao se posicionarem no mercado.

Posicionamento de Mercado

Ao agir assim, deixam de usar ao seu favor um conceito muito propagado mas pouco explorado na prática, que é o de posicionamento de mercado. Conhecer este conceito e usá-lo a seu favor pode representar a possibilidade de crescer e prosperar, mesmo na crise.

Nicho de Mercado

Ser capaz de identificar um nicho de mercado se refere a encontrar uma porção específica de um mercado, geralmente uma parte pequena, que possui necessidades e hábitos específicos, com demandas singulares.

A maioria dos nichos de mercado está tomada. Mas existem subnichos inexplorados que podem representar janelas de oportunidade para você ganhar mercado sem enfrentar uma concorrência frontal.

Concorrência

Muitos nichos do seu mercado podem estar saturados com profissionais correndo atrás dos mesmos clientes.

Esta concorrência diminui a demanda, por ter vários profissionais ofertando a mesma coisa e reduz a lucratividade, pois a disputa por clientes começa a ser feita por preço: as consequências se refletem na redução do valor do serviço ou produto .

Lacuna de Mercado

Uma ação que pode ampliar sua vantagem competitiva e reduzir seu esforço de captação de clientes é identificar uma lacuna de mercado, pois esta identificação pode oferecer uma perspectiva atraente de lucratividade e crescimento .

Mas será que achar uma lacuna garante gerar negócios suficientes para prosperar?

Uma forma segura de fazer isso seria se concentrar em responder estas perguntas para aproveitar os ativos que você já tem:

  • Quem são os compradores que se interessariam por seus serviços?
  • Quais as necessidades você poderia atender, porque tem experiência reconhecida?
  • O que você faz bem?
  • Quais os conhecimentos que você tem que podem contribuir para esta fatia/lacuna de mercado?
  • Quais as transformações o seu serviço pode proporcionar para os clientes com estas necessidades?
  • Como você poderia se tornar conhecido por estes clientes?
  • Quais as estratégias você poderia adotar para isso?

Ao dedicar tempo para responder estas questões você pode definir uma atuação que permita que você possa aplicar sua expertise e se posicionar de forma a explorar lacunas e ganhar vantagem competitiva.

Se você ainda não fez isso que tal avaliar o que seria diferente na sua carreira ao encontrar estas respostas?

Cássia Morato

Executive & Business Coach

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