Como proteger seus Ativos mais Valiosos?
O povo tolteca que viveu no México há quatro mil anos atrás desenvolveu quatro princípios que se destinavam a tornar as pessoas mais aptas a conviver de forma harmônica e alinhada com os valores da comunidade. Estes princípios continuam sendo muito atuais e fazem muito sentido para você proteger sua marca de confiabilidade e excelência.
Seja impecável com suas palavras.
Uma pessoa que quer ser respeitada e ter credibilidade deve cumprir o que promete e agir conforme aquilo que diz. Para preservar este princípio é necessário avaliar o impacto daquilo que se pretende comunicar antes de dar o primeiro passo.
- Quais são as situações podem levá-lo a dizer coisas das quais você pode se arrepender depois?
- Quais são os seus hábitos verbais arraigados que podem levá-lo a ser percebido de forma diferente daquilo que você comunica às pessoas?
Jamais tome as coisas de forma pessoal:
Quando você receber um feedback, ouça até o fim, busque aprender com ele, não leve as coisas para o lado pessoal. Ele é um presente da pessoa que lhe oferece, portanto, use-o para se melhorar.
- O que há no conteúdo do feedback que é uma oportunidade para você?
- Como este conteúdo pode contribuir para você e seus resultados?
Não faça nenhum tipo de presunção.
É muito mais produtivo perguntar as pessoas o que elas pensam do que tirar conclusões ou buscar interpretar o que elas estão pensando! Esteja disponível para ouvir o que elas realmente pensam, e não se blinde contra outros pontos de vista.
- Quais as conclusões você vem tirando sobre os pensamentos ou as intenções das pessoas com as quais convivem?
- Qual é o impacto que este hábito tem na sua vida e na qualidade das suas relações?
Faça sempre o seu melhor:
um compromisso com a excelência e quando errar, admita e aprenda a fazer melhor da próxima vez. A excelência não é um fim em si mesma e sim uma busca diária que exige humildade, postura de curiosidade e espírito de eterno aprendiz.
- Quais as coisas você precisa fazer para se manter em constante renovação dos seus recursos?
- Quais as coisas que você vem contando para sim mesmo que podem desviar o seu foco e comprometer seus resultados neste aspecto?
Confiabilidade é um ativo valioso e de grande evidência, mas tem um atributo central que é a fragilidade: uma vez quebrada, nunca mais se recompõem. E você, quais as oportunidades identificou para aprimorar este ativo na sua carreira?
Cássia Morato- Executive & Business Coach