A mudança empresarial é uma demanda que sempre surge em coaching executivo e o coach deve se preparar para ter uma atuação efetiva e capaz de exercer o papel de catalisador das mudanças.
O Behavioral Coaching Institute aponta os quatro Novos Princípios de Mudança Organizacional:
- Todas as pessoas e sistemas são dinâmicos, mudando ao longo do tempo. As forças externas do mercado mudam continuamente e exigências de desempenho interno apontam que para sobreviver e prosperar qualquer organização deve aprender a crescer fomentar mudanças internas em curso.
- Mudar qualquer estrutura organizacional, processo ou resultado requer uma mudança nas pessoas. Aprender implica em mudança de comportamento na medida que as pessoas mudam aprendendo uma forma alternativa de pensar e comportar-se.
- O coaching é o veículo para uma mudança comportamental pessoal e profissional bem sucedida e duradoura. Implementar qualquer mudança organizacional requer, em primeiro lugar, uma revisão de aprendizagem (avaliação de coaching) por especialistas em mudança de comportamento (coaches).
- A implementação bem-sucedida dos insights obtidos no aprendizado só pode ser alcançada através do uso de um programa validado de mudança de comportamento e de executivos que desejam aprender e liderar através da aprendizagem.
A mudança está no cerne do coaching e desempenha um papel crítico em ajudar indivíduos e organizações a criarem, adaptarem-se e aceitarem a mudança como um desafio e não como um obstáculo.
O papel do coach como agente de mudança, interno ou externo, em uma organização pode assumir as seguintes formas:
- O coach interno ou externo que está introduzindo um programa de coaching para uma organização, ou seja, trabalhando para estabelecer uma cultura de coaching
- O coach que está trabalhando com executivos para desenvolver e aprimorar suas habilidades de liderança, tais como mudança de liderança.
- O coach que está trabalhando com líderes ou gestores para adotar um estilo de coaching, por exemplo, um programa de líder coach
- O coach que está trabalhando com um executivo ou líder para melhorar as suas habilidades de domínio pessoal ou operacional dentro de uma organização. Trabalhar com um indivíduo em questões de negócios, tais como clarificar valores, crenças desafiadoras, trabalhar em metas e estratégias permite que o executivo empregue essas habilidades com o pessoal e colegas e, assim, possa desempenhar o seu papel na criação de uma Organização que Aprende ( Learning Organization)
Caroline Calaça e Cássia Morato-Executive &Business Coaches