O que é Coaching e como Diferenciá-lo

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é coaching e como diferenciá-lo de outras abordagens. O coaching é um processo que visa melhorar o desempenho para alcançar um objetivo, ajudando o indivíduo a identificar quais as habilidades que ele precisa desenvolver para chegar onde deseja.

John Whitmore e Timothy Gallwey, precursores do Coaching

Um dos grandes precursores do Coaching, John Whitmore, define como um processo destinado a desbloquear o potencial de uma pessoa para maximizar seu próprio desempenho. É ajudá-los a aprender em vez de ensiná-los.

Nenhuma discussão sobre coaching seria completa sem menção de Timothy Gallwey, suas idéias sobre o “jogo interno”. Com seu livro de The Inner Game of Tennis, ele revolucionou o pensamento sobre coaching. Ele sugeriu que os maiores obstáculos ao sucesso e ao potencial eram internos, não externos.

Seu insight era que os treinadores de tênis podiam ajudar os indivíduos a melhorar o seu jogo, distraindo-os do seu diálogo interno e, em particular, a voz crítica que dizia “Não assim! Concentre-se em suas mãos!

Distrair a voz interior

Ao distrair essa voz interior, o corpo poderia assumir. Acontece que muitas vezes o corpo tem uma idéia muito clara do que fazer quando os diálogos internos são suprimidos. Gallwey usou o exemplo de pedir às pessoas que se concentrassem na altura em que atingiram a bola de tênis.

Esta atividade não tem relevância em si mesma, mas o simples ato de focalizar nela distraiu a voz interior e permitiu que o corpo assumisse o controle. O indivíduo relaxou e seu tênis melhorou imediatamente.

O verdadeiro insight de Gallwey era que isso não se aplicava apenas ao tênis, mas que os indivíduos geralmente tinham as respostas para seus próprios problemas dentro de si mesmos.

Silenciar a voz interior

O aspecto essencial no coaching então, é ajudar as pessoas a aprender a silenciar essa voz interior e permitir que seus instintos, ou seu subconsciente, assumam o controle. Às vezes isso significa distraí-lo, e às vezes representa explorar o “pior cenário” e remover o medo.

Os coaches precisam identificar o estágio em que um indivíduo está para usar o tipo certo de linguagem para ajudá-los a passar para a próxima fase. Afinal, é difícil tentar melhorar uma habilidade se você não sabe que lhe falta.

As diferenças entre Ensino, Coaching, Mentoring e Aconselhamento

Embora ensino, coaching, mentoring e aconselhamento compartilhem algumas características-chave e habilidades, eles são, no entanto muito diferentes e é importante estar ciente das diferenças.

Ensino e Treinamento

Ensino e treinamento são realizados através de um professor especialista que transmite conhecimentos aos seus alunos.

Embora os melhores professores usem técnicas participativas e interativas assim como no coaching há, sem dúvida, um desequilíbrio de conhecimento, com o professor como perito sabendo a “resposta correta”.

O coach não é um especialista como um professor, mas está focado em ajudar o indivíduo a desbloquear seu próprio potencial. O foco é no indivíduo e o que está dentro de sua cabeça.

Habilidade chave de Coaching

Um coach não é necessariamente um indivíduo designado: qualquer um pode aplicar uma abordagem de coaching no trabalho, por exemplo com seus pares e subordinados.

Coaching é um dos estilos de liderança essenciais identificados por Daniel Goleman. A habilidade chave de coaching é fazer as perguntas certas para ajudar o indivíduo a se desenvolver trabalhando suas próprias questões.

Mentoring

Mentoring é semelhante ao coaching. Existe um consenso geral de que um mentor é um guia que ajuda alguém a aprender ou a desenvolver mais rápido do que poderia fazer sozinho.

No local de trabalho, os mentores são muitas vezes formalmente designados como tal por acordo mútuo. Eles geralmente têm experiência considerável na área de negócios do indivíduo.

Um relacionamento de mentoria geralmente se concentra no futuro, desenvolvimento de carreira e alargar horizontes de um indivíduo, ao contrário de coaching que tende a se concentrar mais no aqui e agora e resolver problemas ou problemas imediatos.

Aconselhamento

O aconselhamento é uma abordagem em que o aconselhado se vale da experiência de um conselheiro que lhe dá as diretrizes de como chegar lá .

Ele se concentra no passado, ajudando o indivíduo a superar barreiras e questões de seu passado e seguir em frente. Aqui, o foco pode ser interno ou externo.

Conclusão

O termo “coaching” é compreendido de forma diferente por pessoas diferentes, mas geralmente é sobre ajudar os indivíduos assumir a responsabilidade pelos próprios resultados e melhorar seu próprio desempenho.

Não importa se o coaching é usado no esporte, na vida ou nos negócios, o bom coach acredita que os indivíduos sempre têm a resposta para suas próprias questões e que só precisam de ajuda para desbloqueá-los.

Caroline Calaça- Executive& Business Coach

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu