O que é Coaching?
Você provavelmente já ouviu pessoas falando sobre coaching no local de trabalho. Você pode até ter recebido coaching no passado, ou você pode ter usado coaching para melhorar o desempenho de uma pessoa, mesmo se você realmente não sabia o que era “coaching” no momento.
Mas o que realmente é coaching, e como você pode desenvolver esta atividade profissional? E que habilidades você precisa para ser um coach eficaz?
O Coaching no local de trabalho
Neste artigo, vou explicar o básico sobre o coaching no local de trabalho. Vou esclarecer o que isso envolve e revisar as abordagens principais que você pode usar para ser um coach de sucesso. Também analisarei algumas situações em que o coaching pode ser útil e analisar alguns exemplos de perguntas adotadas no processo de coaching.
Coaching é uma forma útil de desenvolver as habilidades e competências das pessoas, e de impulsionar o desempenho, visando ajudar alguém a alcançar um objetivo. O processo também pode ajudar a lidar com desafios antes que eles se tornem grandes problemas.
Uma sessão de coaching normalmente ocorrerá como uma conversa entre o coach (profissional especializado que passou por uma formação) e o coachee (pessoa que está passando pelo processo, para melhorar suas chances de atingir seu objetivo), e se concentra em ajudar o coachee descobrir respostas por si mesmo. Afinal, as pessoas são muito mais propensas a se envolver com soluções que partiram delas mesmas, ao invés de adotar aquelas que são propostas a ela por terceiros!
Uma abordagem positiva
Em algumas organizações, o coaching ainda é visto como uma ferramenta corretiva, usada apenas quando as coisas deram errado. Mas em mercados maduros, como EUA e Europa o coaching é considerado uma abordagem positiva e comprovada para ajudar os outros a explorar seus objetivos e ambições e, em seguida, alcançá-los.
Coaches no local de trabalho não são conselheiros, psicoterapeutas, gurus, professores, formadores ou consultores – embora possam usar algumas das mesmas habilidades e ferramentas.
Processo de Coaching
O processo de coaching deve ser realizado por pessoas qualificadas que trabalham com os clientes para melhorar sua eficácia e desempenho e ajudá-los a alcançar seu pleno potencial. Coaches podem ser contratados por coachees, ou por suas organizações.
Quando contratado pelo cliente final chama -se coaching de vida ou de carreira e quando contratado pela empresa, coaching executivo. O coaching funciona melhor quando todos entendem claramente a razão para a contratação de um coach, e quando há um conjunto de expectativas claras do que se quer alcançar através do coaching.
Aqui estão alguns exemplos de questões que você pode responder através do processo de coaching:
- Como posso gerenciar meu tempo melhor para conseguir tudo o que quero na vida?
- O que devo fazer em seguida na minha carreira dentro da organização?
- Como posso reduzir o estresse em meu trabalho ou na minha vida?
- Como posso conseguir um melhor equilíbrio entre vida profissional e vida doméstica?
- Que habilidades eu preciso para crescer e desenvolver ainda mais?
- Como posso melhorar meu relacionamento com um colega específico?
Regras de Ouro do Coaching: Estas são as “regras” fundamentais do coaching:
- Coaching é fundado em confidencialidade e confiança: Coaching pode ser bem sucedido apenas se o coachee é capazes de discutir todos os aspectos de um problema ou desafio com seu coach. O coach pode precisar ouvir problemas pessoais ou informações privadas que devem ser mantidas confidenciais. (A menos que, naturalmente, envolva atividades criminosas ou atividades prejudiciais para a equipe, seus clientes ou a organização, ou afeta a segurança e o bem-estar de outras pessoas.)
- A solução para o problema do Coachee está dentro do Coachee: Isso pode soar incomum, mas isso significa todos os aspectos de um problema e as opções disponíveis são geralmente conhecidos pelo coachee. O trabalho do coach é fazer as perguntas certas para ajudar os coachees chegarem às suas próprias conclusões. Esta é uma forma muito poderosa de ajudar as pessoas a se transformarem para alcançar seus objetivos.
Caroline Calaça- Executive & Business Coach