O que Você pode fazer para Melhorar seu Controle Emocional?

O que Você pode fazer para Melhorar seu Controle Emocional?

Muitos profissionais seniors, embora tenham uma carreira sólida, ainda patinam na autogestão das próprias emoções e reações. Um trio de especialistas em gestão do stress, Bruce, Shatté & Perlman indica passos bem simples para assumir o controle de suas emoções. Eles adotam uma técnica conhecida como Perceber, Mapear, Neutralizar.

Essa é uma ferramenta fundamental para que você seja capaz de entender o que de fato o está tirando do sério cognitiva e emocionalmente. Ela irá ajudá-lo a analisar o que está acontecendo em qualquer circunstância crítica de estresse e avaliar se sua reação é adequada ou se é apenas uma resposta habitual que está piorando ainda mais a situação.

Entender o sentimento

O truque é entender o que está sentindo e pensando para ver se aquilo está sendo benéfico para você ou se o está prejudicando naquele momento. Depois, você poderá reagir de maneira adequada, a partir de uma postura de calma, com a cabeça fria e os pensamentos em ordem. Esse método é muito poderoso e surpreendentemente fácil de ser colocado em prática.

Sempre que uma forte descarga de emoções negativas ameaçar tirá-lo do sério, siga estes três passos:

1. Perceber

O que você está sentindo exatamente? Costumamos identificar nossos sentimentos mais facilmente do que nossos pensamentos.

Portanto, embora os pensamentos determinem nossas emoções, temos que perceber como estamos nos sentindo para entender e controlar nossos pensamentos.

Precisamos ter uma clara consciência de maneira como nossas emoções mais frequentes se manifestam em nosso corpo, em nossa mente e em nosso comportamento para que possamos percebê-las no momento em que surgirem.

2. Mapear

Para descobrir o que está pensando, associe seu sentimento ao pensamento que o está causando. Por exemplo, “Estou ficando com raiva agora, então onde estou detectando que meus direitos estão sendo violados? ”. Tente ser o mais preciso possível nessa análise.

3. Neutralizar

É aqui que você coloca esse pensamento em questão. Pergunte a si mesmo: “Esse sentimento é justificado ou será que meu radar emocional está captando algo que não está realmente ali? ” Cada fluxo mental tem um pensamento específico capaz de neutralizá-lo. Assim, você conseguira decifrar o que de fato está acontecendo.

Nove entre cada dez vezes, você irá descobrir que seu pensamento não tem nenhum fundamento e ele irá desaparecer – levando com ele a emoção negativa.

Faça isso um número suficiente de vezes, e o hábito de colocar seus pensamentos em questão se tornará tão automático quanto era antes o aparecimento da raiva, da tristeza, da culpa ou de qualquer outra emoção.

Você desacelerou o mecanismo o suficiente para perceber o pensamento errôneo, neutralizar a emoção negativa decorrente dele e restaurar sua habilidade de pensar com clareza e resolver os problemas com eficiência.

Caroline Calaça- Executive & Business Coach

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também
Menu