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Todo coach é um empresário em potencial

Impulsionado por profissionais interessados em expandir suas possibilidades ou aprimorar suas habilidades pessoais e profissionais, o mercado de coaching teve um crescimento de mais de 300% entre os anos de 2014 e 2018, segundo dados da International Coach Federation.

É bem comum encontrar profissionais em transição de carreira, insatisfeitos com os rumos da própria profissão que, ao participarem de uma formação em coaching tradicional, acabam descobrindo uma nova paixão.

E assim, pela possibilidade de começar imediatamente a atuar em um mercado em franca expansão, com previsão de ganhos superiores aos que tinha na profissão antiga e a liberdade de poder fazer a sua própria agenda, resulta em um mercado saturado de Coaches desqualificados e despreparados para enfrentar os desafios da nova empreitada.

Coaches que em sua maioria, acabam frustrados por não conseguirem se posicionar no mercado e vender seus projetos de maneira satisfatória – porque, apesar de terem feito uma formação, não receberam informações suficientes e preparo necessário para isso.

A verdade precisa ser dita: uma formação no viés de coaching de vida adquirida em algumas horas de imersão não oferece ao aspirante a Coach as ferramentas necessárias para atuar e prosperar dentro desse segmento.

Mesmo que possua uma vasta experiência profissional na sua área de atuação de origem, esse é só o início da jornada do Coach, como a ponta de um iceberg.

É fato que mesmo em um mercado saturado, temos exemplos de pessoas que conseguem se destacar dentre os milhares que se formam a cada ano.

O que eles têm de extraordinário?

Nada em específico. No entanto, um detalhe os diferencia dos demais:

Os Coaches de alto desempenho e de alto valor, constroem uma trajetória de sucesso nesse segmento porque entendem rapidamente que todo Coach é também um empresário e não simplesmente um prestador de serviço.

Saber a importância de se posicionar como uma empresa estruturada que oferece soluções inteligentes para seus clientes, diferente daqueles que se colocam como prestadores de serviço e têm a expectativa de apenas vender suas sessões.

O empresário sabe gerar valor e autoridade com os serviços que ele oferece. O prestador de serviço, foca apenas no preço. É aqui que as ferramentas de coaching fazem toda diferença.

Ter um arsenal de ferramentas amplo para trabalhar com flexibilidade e assertividade são imprescindíveis, porque essa versatilidade possibilita atender clientes diferentes com desafios e metas diferentes sem precisar ficar remodelando as mesmas ferramentas de sempre e nem fazer sessões cansativas de perguntas soltas, demonstra confiança, seriedade e capacidade para desenvolver um bom trabalho.

Entre as habilidades empresariais necessárias a todo Coach, dizem respeito as ações necessárias para a estruturação de um negócio, até questões mais subjetivas, como saber se posicionar e agir como um empresário que tem uma empresa sólida oferecendo um projeto de qualidade.

Quando se fala em habilidades comportamentais de um coach de alto desempenho, é importante destacar que essas habilidades estão ligadas à responsabilidade sobre o próprio negócio e à proatividade para fazer acontecer.

O que implica por exemplo, no desenvolvimento de autonomia, porque diferente de um colaborador assalariado, o Coach não conta com um gestor para indicar o que dever ser feito e como deve ser feito. O próprio Coach precisa saber agir e tomar as melhores decisões por conta própria.

Organização e planejamento também são atributos fundamentais ao Coach que deseja prosperar e alcançar resultados almejados. São questões práticas de todo empreendimento, como a definição de um plano de ação, o estabelecimento de metas, administração eficiente do próprio tempo e negocio, e até análise do mercado e da concorrência. Em resumo, o coach precisa ter em mente a importância de ter planos bem estruturados antes de tirar as ideias do papel.

Saber vender seu serviço é outra habilidade que é fundamental a todo Coach de sucesso. Habilidade que implica, entre outras coisas, entender que para realizar a venda, é preciso que a oferta do seu serviço tenha valor, que seja uma solução para o cliente. E que o preço do seu serviço precisa estar condizente com as percepções de solução ou de valor percebido pelo cliente.

Cabe ao Coach saber direcionar o cliente a chegar numa percepção justa do preço do seu serviço. Para isso, é preciso entender que existem fatores culturais, sociais e até psicológicos que influenciam o comportamento de compra e a tomada de decisão do cliente.

Ter o conhecimento desses fatores auxilia o Coach a considerar os desejos e necessidades do cliente para elaborar um discurso de venda individualizado.

Todas essas habilidades são essenciais para construir uma trajetória de sucesso como empresário no mercado de coaching.

É preciso reconhecer que, principalmente entre nós brasileiros, a maioria dos profissionais não tem acesso ao desenvolvimento dessas habilidades, nem mesmo nas melhores universidades. Por outro lado, são ferramentas que podem ser conquistadas. E aqui entra uma outra habilidade essencial para um Coach, a capacidade de reconhecer que não tem os conhecimentos necessários para prosperar na profissão e a direção correta para ir em busca deles.

Aliás, todo Coach e empresário bem sucedido reconhece que a aquisição de conhecimento em sua área de atuação nunca pode parar, por isso estão sempre em busca de atualização e aprimoramento das habilidades. Assim, o Coach que deseja prosperar nessa área não pode ignorar que é preciso buscar um conhecimento mais aprofundado do que aqueles que são compartilhados nas formações tradicionais.

E é nesse processo de especialização que ele desenvolvendo as habilidades que ainda lhe faltam para a gestão de um negócio próspero.

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Boa leitura e forte abraço,

Caroline Calaça

4 Comentários. Deixe novo

  • Ana Marques
    13/12/2020 20:01

    Acredito que quando se deseja ter sucesso, seja gerindo uma grande empresa ou como dono (a) de um pequeno negócio a busca por aprimorando de competências, desenvolvimento habilidades e domínio de novas ferramentas torna-se fundamental. Portanto, o aprendizado deve ser contínuo, nunca pode parar.!

    Responder
  • Halle Abdo Dib
    15/12/2020 14:20

    Caroline, admiro sua competência, didática e seu poder de síntese. Realmente, o Coach, e todo profissional, que queira destacar-se e ter sucesso deve, necessariamente, adquirir uma mentalidade empresarial, pois somente desenvolvendo essa mentalidade poderá ter um comportamento compatível com sua atividade que é, primordialmente, ajudar seus clientes a desenvolverem uma mentalidade e um comportamento similares. Sem isso, o Coach poderá sentir-se em uma posição de inferioridade diante dos clientes, o que o impedirá de demonstrar seu melhor desempenho e, consequentemente, impedi-lo-á de precificar, adequadamente, seus serviços.

    Responder
  • ANA MARIA OLIVO
    18/12/2020 11:59

    Carol, gostei muito da abordagem sobre a estruturação de um negócio, saber se posicionar e agir como um empresário. Realmente faz parte da profissionalização do negócio. Gratidão por compartilhar!

    Responder
  • JONAS SANTOS BARBOSA
    13/01/2021 12:30

    Carol, quero sim receber tudo que for possível para o fortalecimento do meu trabalho e eu sei que você pode muito nos ajudar.

    Responder

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