Qual a Diferença entre Coaching de Negócios e Coaching Executivo?

Qual a Diferença entre Coaching de Negócios e Coaching Executivo?

O coaching de negócios e o coaching executivo se sobrepõem de várias maneiras. Ambas as abordagens se concentram em melhorar o desempenho em uma empresa ou organização. Ambas contribuem não só na organização, mas também trabalham para ajudar o proprietário ou executivo a crescer como um líder.

Ambas as abordagens trabalham em foco estratégico, planejamento estratégico e ação estratégica. Ambos mantêm os mesmos altos padrões éticos e usam ferramentas apropriadas. No entanto, aqui estão algumas das diferenças que irão ajudá-lo a considerar o que faz sentido para sua carreira se é atuar como coach de negócios ou como coach executivo.

Coaching de Negócios

O coach de negócios geralmente atende as pequenas empresas e se concentra em melhorar o desempenho do negócio.

Os proprietários de pequenas empresas estão se esforçando para criar um negócio cada vez mais lucrativo que seja capaz de andar sozinho, sem que eles sejam “escravos” da empresa. Um coach de negócios ajudará o dono a atingir esse objetivo. Um objetivo crítico é melhorar a eficácia e eficiência do negócio.

Em comparação com corporações maiores, a pequena empresa geralmente apresenta uma operação mais simples e dispõem de menos recursos.

Portanto, o coach de negócios não só ajudará o proprietário a obter clareza e foco em suas estratégias, mas também fornecerá feedback, ajudará a definir  melhores práticas e oferecerá suporte positivo para que o proprietário possa planejar e tomar decisões mais estratégicas em seu negócio.

O coaching de negócios ajuda os proprietários a estabelecer metas, bem como acompanhar e medir o desempenho da empresa. De certa forma, o coaching de negócios é mais tangível e mais imediato.

O alvo é alcançar resultados mensuráveis ​​o mais rápido possível ao construir processos de trabalho sustentáveis ​​e escaláveis.

Normalmente, o coaching de negócios trabalha com questões relacionadas com o marketing, as vendas, o aumento da lucratividade, posicionamento e participação de mercado, inovação, etc.

Coaching Executivo

O coaching executivo pode servir à pequena empresa que está experimentando um crescimento significativo ou uma grande corporação. Enquanto o coach de negócios se concentra mais no desempenho do negócio, o coach executivo se concentra mais no desempenho do executivo.

O relacionamento coach e cliente (também chamado coachee)é fundamental em ambos os processos, mas é particularmente crítico no coaching executivo. O executivo deve estar disposto a avaliar sua liderança pessoal e sua inteligência emocional.

O processo contribui para o executivo analisar profundamente o seu próprio impacto na organização e no time. Um coach executivo ajudará o líder a se compreender melhor e, assim poder entender melhor as necessidades daqueles que os cercam.

Além de concentrar-se mais intensamente no crescimento pessoal do executivo para que sua atuação na função represente um impacto positivo no negócio, o coaching executivo também pode ser usado para alinhar uma equipe de gestores, uma equipe de vendas,preparar um líder para ser promovido, ajudar alguém que vai mudar de função e precisa se preparar para tal, dentre outros.

O coach executivo ajudará a desenvolver competências bem como alinhar os objetivos do seu cliente com os objetivos da empresa que contratou os seus serviços.

O coach executivo também poderá ajudar no desenvolvimento de líderes emergentes (high potentials)  dentro da empresa, bem como no planejamento de sucessão.

Ao se aprofundar com relação à estas diferenças, como você se vê no futuro?

Atuando com empreendedores  e proprietários de pequenas empresas ou ajudando a desenvolver líderes para impactar nos resultados da empresa?

É uma questão que pode alinhar sua bagagem e seu histórico profissional com seus objetivos na carreira de coaching executivo e de negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também
Menu