Como lidar com a fusão de Áreas ou Departamentos?
Em tempos de crise ou baixa na economia, as empresas se vêem forçadas a cortar custos, lidar com a fusão de áreas ou departamentos de diferentes unidades de negócio para sobreviver e os líderes se deparam com a necessidade de fazer as pessoas performarem no novo modelo resultante, após a readequação da estrutura.
Neste contexto, o líder inevitavelmente vai se deparar com um discurso de egressos de áreas diferentes que polariza as coisas ente “nós” X “eles”. O grande desafio por trás disso é como neutralizar este antagonismo e ajudar as pessoas a performarem?
O líder pode desencadear um processo que promova uma construção coletiva no time, para superar o desafio de integrar os egressos:
1. Identificar qual é o aprendizado essencial:
- O que este time precisa saber fazer bem?
- Em que estas pessoas precisam de coordenação para fazer o que deve ser feito?
- Quais processos precisam ser consolidado para tudo correr bem?
2. Criar um norte estratégico:
- Para onde vamos juntos?
- O que precisamos entregar?
3. Clarificar e compartilhar alvos:
- Qual é o nosso propósito primário neste departamento?
- Qual é o nosso objetivo maior?
- Quais são as nossas metas individuais?
4. Criar conexões fortes:
- Quais são as nossas regras: Como as coisas vão funcionar entre nós?
- O que precisamos proteger como valores para atuarmos de forma funcional?
- O que é inaceitável para nós (aquilo que pode ameaçar a nossa harmonia e colaboração?)
- Como queremos ser vistos daqui para frente?
Cabe ao líder catalisar e mediar a construção deste caminho.
Quando esta trajetória é trilhada, cria-se um espaço que é apropriado pelos membros do time, gerando engajamento, restabelecendo a confiança para retomar o crescimento e a busca por resultados.
Cássia Morato-Executive & Business Coach