Como você vem cuidando da área de vendas do seu negócio?
Todo negócio ou carreira precisa dispor de uma área de vendas forte, que garanta fluxo de caixa e ganho de mercado suficiente para promover sua sustentabilidade ao longo do tempo.
A grande maioria dos coaches se refere a sua carreira como uma missão de vida, mas pouquíssimos pensam nela como um negócio. Claro que deixar de cuidar da carreira como um negócio tem um preço e negligenciar todas as variáveis sobre as quais você pode atuar, pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.
Uma forma de descobrir quais são as variáveis que você pode influenciar é fazer reflexões que possibilitem identificar quais as histórias que você vem contando para si mesmo e que estão lhe impedindo de vender mais. Algumas já são bem conhecidas por sua recorrência como justificativa para não vender:
1. “Eu tenho medo de falhar” ou “se eu não fizer nada não tenho como falhar em nada”
- O que você tem feito diante desta “lógica”?
- Quais as consequências da sua atitude atual?
2. “Ou eu faço tudo perfeito ou não faço nada”
- Qual o impacto que raciocínio tem no seu resultado?
3. “Eu não gosto de vender, estou buscando alguém para fazer isso para mim”
- Quais as consequências que este raciocínio tem trazido para os resultados do seu negócio?
4. “A última vez que eu me empenhei em prospectar eu perdi tempo. Vender não é para mim”
- Qual o impacto desta conversa interna nas suas escolhas atuais?
5. “Preciso muito cuidar dos clientes que já consegui”
- Qual o percentual do seu tempo você tem gasto com isto?
- O que você poderia fazer com este tempo para obter melhores resultados?
6.”Eu tenho uma lista diária de tarefas que eu sigo”
- Qual impacto que as suas prioridades atuais tem no seu resultado de vendas?
7. “Eu tenho andando tão ocupado que não tenho tempo de cumprir meu planejamento de vendas”
- O que você tem feito com o seu tempo no sentido e vender mais?
O primeiro passo é identificar estas conversas que tem alto potencial de impedir sua área de vendas de crescer e a partir desta identificação, tomar decisões que diante destas variáveis podem representar alto impacto no seu resultado de vendas e finalmente colocá-las em prática.
Cássia Morato
Executive & Business Coach