Como Você vem cuidando da Área de Vendas do seu Negócio?

Como você vem cuidando da área de vendas do seu negócio?

Todo negócio ou carreira precisa dispor de uma área de vendas forte, que garanta fluxo de caixa e ganho de mercado suficiente para promover sua sustentabilidade ao longo do tempo.

A grande maioria dos coaches se refere a sua carreira como uma missão de vida, mas pouquíssimos pensam nela como um negócio. Claro que deixar de cuidar da carreira como um negócio tem um preço e negligenciar todas as variáveis sobre as quais você pode atuar, pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Uma forma de descobrir quais são as variáveis que você pode influenciar é fazer reflexões que possibilitem identificar quais as histórias que você vem contando para si mesmo e que estão lhe impedindo de vender mais. Algumas já são bem conhecidas por sua recorrência como justificativa para não vender:

1. “Eu tenho medo de falhar” ou “se eu não fizer nada não tenho como falhar em nada”

  • O que você tem feito diante desta “lógica”?
  • Quais as consequências da sua atitude atual?

2. “Ou eu faço tudo perfeito ou não faço nada”

  • Qual o impacto que raciocínio tem no seu resultado?

3. “Eu não gosto de vender, estou buscando alguém para fazer isso para mim”

  • Quais as consequências que este raciocínio tem trazido para os resultados do seu negócio?

4. “A última vez que eu me empenhei em prospectar eu perdi tempo. Vender não é para mim”

  • Qual o impacto desta conversa interna nas suas escolhas atuais?

5. “Preciso muito cuidar dos clientes que já consegui”

  • Qual o percentual do seu tempo você tem gasto com isto?
  • O que você poderia fazer com este tempo para obter melhores resultados?

6.”Eu tenho uma lista diária de tarefas que eu sigo”

  • Qual impacto que as suas prioridades atuais tem no seu resultado de vendas?

7. “Eu tenho andando tão ocupado que não tenho tempo de cumprir meu planejamento de vendas”

  • O que você tem feito com o seu tempo no sentido e vender mais?

O primeiro passo é identificar estas conversas que tem alto potencial de impedir sua área de vendas de crescer e a partir desta identificação, tomar decisões que diante destas variáveis podem representar alto impacto no seu resultado de vendas e finalmente colocá-las em prática.

Cássia Morato

Executive & Business Coach

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