É possível se livrar da Autossabotagem?

É possível se livrar da Autossabotagem?

Pesquisas sobre felicidade confirmam que as pessoas costumam regredir para o que os cientistas sociais chamam de nível de “felicidade de referência” pouco tempo depois dos eventos ou das conquistas que aumentam significativamente a felicidade. Isso inclui vencedores de grandes somas na loteria.

Muitos executivos reclamam sobre o mesmo fenômeno relacionado às tentativas de melhorar o desempenho individual ou da equipe por meio de coaching, feedback rigoroso de avaliação de desempenho, resolução de conflitos e intervenção, workshops de desenvolvimento de capacidade e retiros para coesão de equipe.

As pessoas se mostram resistentes a mudanças, mesmo quando parecem achar que querem mudar.

Pense em sua própria vida.

O quanto foram duradouros seus próprios aumentos de felicidade quando você alcançou as coisas que tinha certeza de que o fariam mais feliz? Pense em quantos livros você leu e nos muitos treinamentos dos quais participou na esperança de melhorar seu desempenho no trabalho e sua felicidade.

Que porcentagem dessas melhorias durou? A probabilidade é que sua própria experiência confirme que melhorias individuais costumam durar pouco ou pelo menos se desgastar significativamente.

A pergunta é: por quê?

Autossabotagem

A chave para a resposta, segundo o coach Shirzad Chamine, é a autossabotagem. Para ele, a menos que você detenha e enfraqueça seus próprios inimigos internos, os seus sabotadores, eles farão o melhor que puderem para roubar de que você qualquer melhoria.

Ele afirma categoricamente que ignorar seus sabotadores é como plantar um belo e novo jardim e deixar lesmas vorazes soltas nele.

Nossa mente não gerenciada é nosso pior inimigo, pois ela abriga personagens que ativamente sabotam nossa felicidade e nosso sucesso. Esses Sabotadores podem ser facilmente identificados e enfraquecidos.

Os músculos do cérebro

Os “músculos” do cérebro que nos dão acesso à nossa grande sabedoria e discernimento ficam fracos depois de anos sem serem exercitados. Esses músculos cerebrais podem facilmente ser fortalecidos para nos darem mais acesso à nossa sabedoria mais profunda e poderes mentais inexplorados.

Para fazer com que seu cérebro trabalhe a seu favor, e o seu lado Sábio possa preponderar é fundamental identificar:

  1. Quais são os seus sabotadores internos: aquilo que pode lhe proporcionar prazer imediato, mas que lhe afasta do seu objetivo?
  2. Quais os aspectos sua voz interna assume, para reduzir sua energia ou o seu foco em determinado objetivo? (a vítima, o perfeccionista, o controlador, etc)
  3. O que você tem feito no sentido de alimentar estas conversas internas que o impedem de avançar?
  4. Quais os padrões mentais você precisa quebrar se quiser avançar em direção ao seu objetivo?

Cássia Morato- Executive & Business Coach

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também
Menu