Estratégias para Melhorar sua Atuação em Equipe

Trabalhar em equipe é uma necessidade que se impõem não só no trabalho, como também na vida e esta é uma habilidade que pode ser desenvolvida, como outra qualquer. Para ser capaz de ser dar bem com seus colegas, fazer amizades genuínas ou melhorar um relacionamento amoroso é fundamental se comportar como parte de uma equipe.

Muitas vezes, ao parar de se concentrar no jeito que acha que as coisas deveriam ser para serem justas você pode dar foco em estratégias para melhorar seus resultados:

1. Concentre-se em seus esforços, não na importância que acha que tem.

Em vez de prestar atenção em quanto se acha superqualificado, concentre-se em seus esforços. Sempre há oportunidades para você se aperfeiçoar.

2. Aceite as críticas com elegância.

Se alguém lhe oferecer uma opinião, não se apresse em pensar “Esse cara é um idiota”. A opinião dos outros se baseia em como eles percebem você, o que, é claro, vai ser diferente da maneira como você se percebe. Disponha-se a avaliar críticas e considerar se quer mudar seu comportamento.

3. Reconheça seus defeitos e suas fraquezas.

Todos os têm, quer admitam ou não. Reconhecer que tem inseguranças, problemas e características pouco atraentes ajuda você a não desenvolver uma percepção distorcida de si.

Só não use essas fraquezas como desculpa para achar que o mundo lhe deve alguma coisa.

4. Pare e pense sobre como as outras pessoas se sentem.

Não se concentre no que pensa que merece na vida. Dedique algum tempo a pensar em como os outros devem estar se sentindo. Ao aumentar a empatia pelos outros, sua sensação de ser exageradamente importante diminui.

5. Não fique contando os pontos.

Você pode ter conseguido se livrar da dependência de drogas ou ajudar um idoso a atravessar a rua – em qualquer desses casos, o mundo não lhe deve nada em troca. Não fique contando os pontos das suas boas ações – ou das razões porque se sentiu prejudicado – porque você apenas vai se preparar para ficar decepcionado quando não receber o que acha que lhe devem.

Finalmente, para atuar bem em equipe, busque sempre contribuir com seu melhor cooperando com os outros para que os resultados e mantenha seu foco nos objetivos do time, pois todos crescem individualmente quando os objetivos coletivos são atingidos.

Caroline Calaça e Cássia Morato -Executive & Business Coaches

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também
Menu