Coaching de Liderança é um outro nome para coaching executivo e descreve um relacionamento colaborativo, individualizado entre um líder e o coach – o líder poderia muito bem ser um executivo, gerente, supervisor, líder de equipe ou proprietário da empresa, por exemplo – qualquer pessoa responsável por um grupo de pessoas.
Independentemente disso, é uma parceria – uma em que ambos os lados trabalham para chegar a um destino acordado. O objetivo da parceria é promover mudanças comportamentais sustentáveis e transformar a qualidade da vida profissional e pessoal do líder.
Pode envolver o trabalho com indivíduos ou equipes em cargos executivos ou de gestão.
Mas primeiro, vamos entender o que o coaching de liderança NÃO é:
- Não é orientação técnica
- Não é aconselhamento de carreira, embora muitos coaches possam a ajudar os líderes a encontrar o ajuste certo para aplicar seus talentos e pontos fortes.
- Não é consultoria, onde o consultor é realmente visto como o especialista que vem para resolver um problema e dar conselhos. Coaches, por outro lado, preferem fazer perguntas e ajudar o líder a encontrar sua própria solução.
- Não é mentoring, em que o processo conduzido por alguém que já trilhou o mesmo caminho antes. Desta forma, os mentores são frequentemente apoios informais dentro ou fora da organização, e normalmente, têm a sabedoria da experiência do seu lado.
- Os coaches em vez disso, geralmente são contratados de fora da equipe ou organização, têm uma ampla experiência e são qualificados para gerenciar discussões que podem ser consideradas sensíveis.
- Não é treinamento. O treinamento geralmente não envolve reflexão e introspecção, geralmente não é adaptado para o indivíduo e treinadores muitas vezes não estão cientes dos meandros da natureza humana que minam ou sabotam o comportamento (incluindo o sucesso) ou que provocam a queda de um indivíduo.
O Executive Coaching Handbook
O Executive Coaching Handbook define o coaching executivo como “ um processo de desenvolvimento de líderes experiencial e individualizado que constrói a capacidade de um líder para atingir metas organizacionais de curto e longo prazo. Ele é conduzido através de interações individuais ou interativas, movidas por dados de múltiplas perspectivas e baseadas na confiança mútua e no respeito.”o
Coaching é um atendimento um-a-um ou serviço de grupo para líderes ou executivos projetado para melhorar o desempenho,torná-los mais eficazes,. Assim, quando os líderes melhoram seu desempenho, tais benefícios se espalham por toda a organização.
De certa forma, expor os líderes seniores à experiência de coaching tem um efeito de desencadear uma cultura de coaching dentro da própria organização.
Coaches Eficazes
Na maioria das situações de coaching de liderança, o objetivo real é ajudar as pessoas de sucesso a se tornarem ainda mais eficazes. Coaches eficazes enfatizam os talentos únicos e habilidades de seus clientes, bem como enfatizar o potencial do seu cliente. Trata-se de desafiar seus clientes e ajudá-los a mudar seu comportamento.
Trata-se de encorajar os clientes a estarem abertos à mudança, a intensificarem-se e a ser cidadãos corporativos mais responsáveis. Em um nível individual, em certo sentido, o líder muitas vezes usa o coach como um “parceiro de pensamento confidencial”.
Situações em que o Coaching de liderança é aplicável
- Desenvolver um estilo ou maneira de liderança mais eficaz
- Empenhar-se no planejamento e gestão da sucessão
- Melhorar as habilidades interpessoais ou de comunicação
- Acelerar o desenvolvimento pessoal
- Encontrar equilíbrio entre vida e trabalho
- Agilizar a definição de prioridades e a gestão do tempo
- Melhorar as habilidades de apresentação e networking
- Envolver-se em desenvolvimento de carreira e planejamento
- Lidar com conflitos e aprender habilidades de gerenciamento de conflitos
- Aprender a gerenciar em consonância com a estratégia
- Reconhecer e implementar o desenvolvimento efetivo do liderado
- Fortalecer a auto-confiança e o bem-estar
Caroline Calaça – Executive& Business Coach