Trabalhar em equipe não é necessariamente o mesmo que trabalhar como uma equipe, afirma David Clutterbuck, consagrado coach inglês e autor de 54 livros. Segundo ele colaboração compreende disponibilidade, comprometimento, eficiência e eficácia. Mas o que torna uma equipe capaz de entregar resultados de qualidade?
Clutterbuck aponta seis componentes da qualidade ao trabalho em equipe:
1. Comunicação:
A comunicação que promove o trabalho em equipe deve ser adequadamente frequente, formalizada, estruturada e aberta. Tarefas e estruturas de equipe diferentes exigem níveis diferentes de cada um desses aspectos.
- Rotinas e reuniões fixas, são adequadas para tomadas de decisão e revisão de operações.
- Reuniões de corredor assim como trocas informais de comentários online são importantes para a construção da qualidade no relacionamento e para fomentar novas idéias.
- Conversas abertas sobre comportamentos podem ser prejudiciais quando a equipe se encontra numa atividade urgente e devem ser postergadas até que haja uma situação mais naturalmente favorável.
2. Coordenação:
A coordenação diz respeito ao nível de entendimento comum sobre como e com o que cada membro da equipe está contribuindo.
- Metas e prioridades definidas são essenciais à coordenação.
3. Equilíbrio entre as contribuições individuais:
Todos os integrantes da equipe são capazes e compartilham todos os benefícios de seus conhecimentos e experiência
- Os indivíduos dominantes não suprimem as idéias e opiniões dos outros.
4. Apoio mútuo:
Ter um posicionamento cooperativo em vez de competitivo; demonstrar respeito mútuo, dar apoio e ajudar a desenvolver as idéias de outras pessoas.
5. Esforço:
Ter normas positivas a respeito da divisão da carga de trabalho e dar prioridade às tarefas da equipe em relação às outras obrigações.
6. União: “permanecer juntos”. A união depende de três fatores:
- O quanto os membros do grupo se dão bem
- O quanto gostam da companhia uns dos outros
- O quanto se sentem orgulhosos por fazer parte desse grupo: qual a identidade e espirito da equipe
Vale ressaltar que o lider tem um papel de criar e nutrir as condições para a equipe possa entregar aquilo de tem de melhor.
Caroline Calaça- Executive & Business Coach