O coaching tem se popularizado em todo o país e a procura por profissionais e por cursos na área vem crescendo exponencialmente.
Mas o que é preciso para se tornar um bom coach?
Esta pergunta tem dois aspectos a serem contemplados na resposta:
O primeiro é técnico e se refere a necessidade de buscar uma formação sólida para atuar com segurança na atividade profissional.
O segundo é comportamental e diz respeito as qualidades que podem favorecer o sucesso na carreira:
1. Gostar de contribuir com o desenvolvimento dos outros:
O processo compreende uma relação de ajuda profissional destinada a apoiar alguém a alcançar um objetivo.
2. Paciência e interesse para ouvir:
É fundamental ser capaz de manter um nível de escuta focada no cliente, para entender como ele vê a si mesmo e as experiências que ele vive.
3. Saber manter e guardar sigilo:
Para garantir que o conteúdo das sessões de coaching seja preservado.
4. Atuar preservando interesses do (s) contratante(s):
Quando o processo foi contratado por uma pessoa outra será o cliente, como acontece no coaching executivo, é necessário garantir que os interesses de ambos sejam contemplados no projeto.
5. Gostar de aprender sobre si mesmo e sobre os outros:
Para poder ampliar continuadamente a sua autoconsciência e do seu coachee.
6. Ter iniciativa para cuidar da carreira como o negócio:
Para cuidar do desenvolvimento da sua base de clientes e de seu negócio.
Caroline Calaça e Cássia Morato-Executive & Business Coaches