Qual é a forma de Liderança que funciona melhor?

Qual é a forma de Liderança que funciona melhor?

Muitos líderes acreditam que liderar é tratar os funcionários como “problemas a serem resolvidos” porque nossos cérebros são mais mobilizados para os aspectos negativos que representam riscos a serem gerenciados.

O Instituto Gallup mostrou que os funcionários que se focam em seus pontos fortes são seis vezes mais engajados, se comprometem mais e entregam mais resultados.

Para desfrutar destas descobertas, o líder deve se preparar exercer uma liderança baseada em pontos fortes, enfocando o que as pessoas fazem bem, e não as suas fraquezas. Nesta abordagem, o líder vai ajudar a reformular perspectivas ocultas de cada liderado, para mudar o foco e atuar mobilizando os pontos fortes. Algumas estratégias para avançar neste sentido são:

1. Parar de fazer as perguntas erradas. Em vez de apenas estudar “o que deu errado”, estudar o que está sendo feito bem para que possa ser replicado.

2. Compartilhe histórias de sucesso. Faça perguntas sobre o que fez uma área, equipe ou pessoa ter bons resultados. Compartilhe essas histórias de sucesso e, em seguida, reproduza essas práticas em outras áreas.

3. Encontre soluções, não falhas. Fale sobre idéias que seus funcionários têm para resolver problemas usando uma abordagem de coaching. Atuar como facilitador para que a equipe encontre as soluções.

4. Explore as más notícias. Faça perguntas que promovam soluções e propriedade, tais como:

a) Sem procurar culpados, como você acha que chegamos aqui?
b) Quais são algumas das alternativas no curto prazo? E no longo prazo?
c) O que você faria se fosse o chefe?

5. Conheça a si mesmo. Para se tornar um líder baseado nas forças, você deve se conhecer:

a) Em que sou realmente bom?
b) Que tipo de trabalho realmente me energiza?
c) Como eu posso dar a melhor contribuição?

6. Crie desafios de desenvolvimento: Este é um processo intencional para criar um melhor ajuste entre os requisitos do trabalho e os pontos fortes do empregado que o executam.

Ao propor desafios de trabalho específicos, o líder deve perguntar – Como você acha que poderia aplicar um dos seus pontos fortes a essa tarefa?

 

Clique no infográfico para abrir em tamanho maior:

O que você achou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo, responderemos o quanto antes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Veja também
Menu