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Três pilares que todo coach deve ter

Não é de hoje que o mundo empresarial vive um cenário de constantes transformações. Embora a mudança tenha se tornado uma característica permanente e cada vez mais impactante na gestão das organizações, sua gestão ainda tem se tornado um grande desafio para empresários e líderes.

Considerando que as empresas são compostas por pessoas, não é preciso refletir muito para chegar à conclusão de que o grande desafio aqui é justamente como trabalhar a mudança de mentalidade, pensamentos e comportamentos dos indivíduos que fazem parte das estruturas organizacionais. 

A maioria das vezes, as pessoas já são contratadas com as competências técnicas necessárias para desempenhar um bom papel naquele determinado cargo, mas é no dia a dia que descobrimos as características que atrapalham seu progresso e alta performance.

E é nesse contexto que o trabalho do Coach tem se tornado ainda mais importante no mundo dos negócios, visto como um grande aliado.

Mas o que é necessário para ser um Coach de destaque nesse segmento? 

Sabemos que o Coaching Executivo e de Negócios tem como foco melhorar o desempenho de uma empresa ou de um indivíduo, logo muitas pessoas imaginam que somente um executivo que tenha uma trajetória de sucesso em sua área de atuação e que tenha passado por algum tipo de formação em coaching tenha todas as ferramentas necessárias para atuar como coach executivo e de negócios. Isso seria verdade caso o profissional trabalhasse no formato de Mentoria ou Consultoria, mas se tratando de Coaching, eu diria que não é bem assim…

Quem atua ou pretende atuar como Coach Executivo e de Negócios não pode perder de vista que o seu trabalho se desenvolve em torno do material mais complexo que existe, o material humano.

Um Coach Executivo e de Negócios de sucesso trabalha baseado em três grandes pilares a fim de garantir os melhores resultados dentro dos seus projetos: 

  • Formação completa e especializada na área
  • Um arsenal de ferramentas variado e versátil de acordo com as necessidades de cada cliente
  • E um entendimento amplo da mente do ser humano que lhe permitam contornar os imprevistos do processo de coaching

Quem quer fazer do coaching executivo e de negócios uma profissão, precisa ter em mente que apenas com uma formação completa e especializada será capaz de desenvolver as habilidades necessárias para saber como contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento dos seus projetos e clientes. 

Quando se faz uma imersão em coaching de vida, por exemplo, é natural as pessoas se sentirem transformadas pelo processo. O contato com ferramentas de autoconhecimento, as histórias de vida transformadoras que são compartilhadas, a maneira como se é convidado a olhar para sua própria vida por ângulos diferentes são capazes de levar o indivíduo a identificar as áreas da sua própria vida que não estão tendo a devida atenção e traçar planos de ação para superar seus principais problemas. 

Todas aquelas perguntas poderosas que estimulam a agir, a gerar opções de melhoria, que criam comprometimento e promovem autoconhecimento oferecem uma sensação de empoderamento tão avassaladora que é muito comum os indivíduos acreditarem que também podem utilizar as mesmas técnicas para ajudar outras pessoas. Para isso, só é preciso aplicar as ferramentas poderosas aprendidas durante a imersão. O que é um grande equívoco.

Querer atuar como Coach Executivo e de Negócios contando apenas com esse tipo de formação só vai fazer de você um profissional raso. Por mais que as perguntas poderosas que você aprendeu durante a formação tenham sido impactantes e capazes de te levar a reflexões que geraram mudanças significativas na sua vida, elas podem não ter o mesmo impacto na vida de outras pessoas. Isso porque são ferramentas ideais para serem aplicadas naquele contexto em que as pessoas estão sim em busca de autoconhecimento, o que não significa que sejam suficientes para serem aplicadas a qualquer processo de coaching. No que se refere ao coaching executivo e de negócios, particularmente, as demandas do processo são bem diferentes das demandas do coaching de vida.

Claro que o cenário perfeito seria que todo mundo pudesse passar por um – ou mais – processo de coaching na vida, porque realmente é transformador. Mas quem deseja ter o coaching como profissão, principalmente no segmento empresarial, precisa entender que irá lidar com as necessidades específicas das organizações e, claro, das pessoas por trás das organizações. Cada pessoa e cada executivo tem uma história única e necessidades singulares e a formação em coaching realizada em alguns dias não fornece ferramentas para lidar com essas especificidades. Para se destacar no mercado é preciso ir além.

Somente a busca constante de aperfeiçoamento é que permitirá ao indivíduo melhorar o seu arsenal de ferramentas, o que impacta diretamente na qualidade de entrega dos seus projetos. Isso porque, com mais ferramentas à disposição é possível direcionar os atendimentos de acordo com as necessidades singulares de cada cliente. O que não é possível quando se trabalha com um número limitado de ferramentas que, necessariamente, vão demandar adaptações para se encaixar na realidade de cada situação.

Um arsenal maior de ferramentas, permite que seja escolhida a ferramenta ideal para cada cliente, o que torna o atendimento mais assertivo e mais satisfatório para os dois lados, coach e cliente. E sabe aquela máxima de que o cliente satisfeito é a melhor propaganda para o seu negócio? No mercado de coaching ela é mais do que verdadeira. Ela é quase que a garantia absoluta do sucesso. 

No entanto, mais do que contar com um arsenal diversificado de ferramentas de coaching, o coach executivo precisa saber identificar qual ferramenta melhor atenderá as necessidades específicas daquela demanda e como ela deve ser aplicada para chegar ao objetivo planejado. As perguntas inteligentes que todo mundo aprende nos cursos de formação de coaching podem até ajudar a identificar as áreas mais problemáticas da vida do indivíduo, mas não são capazes de levar a uma compreensão profunda dos porquês que levam o indivíduo a ter aquelas dificuldades – lembrando que o coaching tem como objetivo principal olhar de ações para o futuro e não terapia para resolver questões do passado.

Mais do que ajudar o indivíduo a olhar para todos os aspectos da sua vida por novos ângulos, o Coach Executivo e de Negócios precisa entender como a mente humana funciona e entender com clareza qual o objetivo do projeto, para, a partir daí, conseguir identificar padrões capazes de revelar as interferências negativas no desenvolvimento de todo o potencial.

A diferença entre um Coach de sucesso e Coach raso está diretamente relacionado ao desenvolvimento desses três pilares: formação completa na área com especialização, um arsenal de ferramentas diversificado e um entendimento amplo da mente do ser humano.

Pilares que, não à toa, estão interligados. Além de outros aspectos inerentes à atuação como Coach, uma formação ampla e aprofundada irá fornecer um conjunto diversificado de ferramentas para serem empregadas em cada tipo de projeto. 

E para saber quais ferramentas irão contribuir para o desenvolvimento do projeto, o Coach precisa ter clareza dos mecanismos da mente para conseguir identificar as oportunidades de melhoria. E esse entendimento só é possível por meio do aprofundamento de uma formação nível black.

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Boa leitura e forte abraço,

Caroline Calaça

3 Comentários. Deixe novo

  • Hercilio Alves de Santana
    29/04/2021 07:37

    Bom dia Caroline, bastante esclarecedor esses pilares citado por voce, e para que possamos aplicar quanto aos nossos coachees, embora tenhamos que nod aprimorar a cada dia parabens um abraco fraterno.

    Responder
    • Caroline Calaca
      29/04/2021 14:37

      Isso mesmo Hercílio, fico feliz que o conteúdo tenha feito sentido pra você e que tenha trazido insights. Uma formação de qualidade é o que nos leva a excelência. Forte abraço!

      Responder
  • Excelente, precisamos de nos diferenciar da maioria, e com conteúdo do género e o nosso compromisso com a excelência e com os resultados do cliente, as conquistas serão consistentes e o progresso uma certeza.

    Caroline,
    Obrigado.

    Responder

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