O que é Coaching de Times

O coaching de times pode significar muitas coisas diferentes para pessoas diferentes, dependendo de sua experiência. Team building, treinamento de equipe, coaching de times são todos termos em uso generalizado, e esta profusão de nomes pode criar uma imagem confusa do que é o coaching de times e qual é o propósito da intervenção.

Como em qualquer intervenção de coaching, obter um sentido claro do que realmente se quer como resultados é de importância crucial.

A fase de contratação do projeto, por conseguinte, é fundamental e estabelece um critério claro em que o coach, cada membro da equipe e partes interessadas são informados sobre as expectativas estratégicas do projeto para que possam começar a trabalhar com foco no resultado.

Team Building, Treinamento em Equipe e Coaching de Times

  • Team building é um processo durante o qual a equipe é capaz de construir relações interpessoais mais eficazes e estabelecer formas eficazes de trabalhar
  • Treinamento em equipe é um processo durante o qual a equipe aprende novas habilidades específicas relacionadas com suas resposabilidades
  • Coaching de times pode ser visto como uma combinação destes elementos e processos. No entanto, tem uma intenção mais ampla e mais fundamental, que é desafiar a equipe ao longo do tempo para maximizar seu desempenho, eficácia, aprendizagem e prazer, para atingir seus objetivos a serviço da organização.

Há algumas palavras-chave para focar nesta descrição.

Performance:

Coaching de times é destinado a melhorar a eficácia da equipe e o desempenho empresarial. Ele faz isso, permitindo que a equipe obtenha clareza dos desafios que enfrenta como time para alcançar os resultados do negócio, e as ações necessárias para enfrentar esses desafios.

É um processo geradore focado, no qual as equipes – e os indivíduos que as compõem – aprendem, se desenvolvem e realizam o melhor possível.

Desafio:

Não deve ser confundido com confronto agressivo, conflito ou oposição. O objetivo do desafio no coaching de equipe é capacitar a equipe para entender e reconhecer sua relação com as questões que enfrentam, assumir a responsabilidade pelas conseqüências disso e reconhecer que eles podem fazer novas escolhas sobre como eles trabalham e se relacionam.

O desafio é oferecido para capacitar a equipe a se envolver positivamente com a mudança e ajustar sua estratégia, abordagem, atitude, suposições, pensamento, sentimento ou comportamento para que eles possam criar benefícios tangíveis para si e para os outros.

Desenvolvimento:

Coaching visa facilitar o crescimento de compreensão e confiança que permite que indivíduos e equipes desenvolvam-se e continuem a fazê-lo muito tempo após a intervenção de coaching terminar.

Ao fazê-lo, o coaching permite que as equipes reconheçam a capacidade e as necessidades de aprendizagem existentes e assumam a responsabilidade por isso em prol dos seus objetivos de desempenho e das necessidades da empresa.

Aprendizagem:

Um elemento central do coaching de equipe é a facilitação da aprendizagem para o indivíduo e a própria equipe.

Esta aprendizagem pode ser vista em vários níveis, incluindo a integração do “eu” das habilidades individuais e conhecimento com o “nós” do processo de equipe – aprendendo a trabalhar juntos a serviço da organização em geral.

Envolve resultados clássicos de coaching, como maior autoconsciência, compreensão e responsabilidade, e uma dinâmica de equipe onde os indivíduos assumem objetivos individuais e agendas coletivas para a equipe ser leal a esta decisão.

Prazer:

As pessoas trabalham melhor quando estão se divertindo. Tal gozo, contudo, não deve ser confundido com declarações como “nós nos entendemos bem juntos socialmente”. Este não é um indicador de eficácia. Grandes equipes gostam de trabalhar juntos – não apenas socializar.

Coaching de times cria a oportunidade para indivíduos e equipes entrarem em um estado de trabalho eficaz e para desenvolver um maior “ritmo” do trabalho que pode levar a resultados excepcionais.

O verdadeiro prazer em trabalhar com os outros também cria um sentimento de energia que inspira os outros e permite aos indivíduos dêem mais de si ao seu trabalho.

Caroline Calaça e Cássia Morato- Executive & Business Coaches

2 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu