Conheça uma Tendência Crescente para Coaching Executivo

Tendência Crescente para Coaching Executivo

Até onde o coaching pode ir? Esta pergunta foi lançada por uma autoridade mundial em coaching executivo, Dr. Brian Underhill. Ele aponta que o coaching de liderança geralmente inclui metas claras, com habilidades especificas para trabalhar durante o processo. Mas, nos últimos anos, tem-se identificado a necessidade de trabalhar em níveis mais profundos no coaching, para garantir mudanças de comportamento sustentáveis ao longo do tempo.

Segundo Dr. Underhill, o coaching de desenvolvimento almeja produzir uma transformação mais profunda no executivo. Pode acelerar de maneira expressiva o desenvolvimento de um líder por aumentar sua autoconsciência e possibilitar maneiras mais complexas de enxergar o seu mundo.

Muitos estudos sugerem que eficiência em liderança e autoconsciência estão intimamente ligadas.

Pesquisas feitas no Center for Creative Leadership, e outros lugares, há tempos confirmaram uma ligação forte entre descarrilamento de executivos e falta de autoconsciência.

Justamente por fortalecer esta área importante, coaching de desenvolvimento é apropriado para melhorar a capacidade de liderança.

Mas o que careteriza o coaching de desenvolvimento:

  • Lida com o executivo como pessoa íntegra, considerando todos os aspectos de sua vida
  • É mais profundo promovendo ampliação autoconsciência de aspectos mais profundos e antes desconhecidos de si mesmos
  • Proporciona maior honestidade, autenticidade e integridade pessoal
  • Considera a relação entre executivo e o coach como um catalisador para mudanças mais profundas
  • É transformador: o que muda é a identidade central do executivo, havendo maior alinhamento e congruência nos seus comportamentos
  • Funciona a longo prazo, com duração de um ano ou mais
  • É destinado a pessoas que tem grande importância para o negócio e que tem função chave na estratégia da empresa

A princípio o coaching comportamental e de desenvolvimento podem ser parecidos.

O coach comportamental procurará levar certos comportamentos do cliente a aumentar ou diminuir. Uma vez ajustado a níveis aceitáveis, o trabalho pode ser visto como concluído.

O coach de desenvolvimento pode usar uma abordagem comportamental no início, mas isso será somente o primeiro passo. À medida que a confiança aumenta, o coach pode começar a colocar à prova as concepções básicas implícitas sobre si mesmo e o mundo, e a examinar a conexão entre essas suposições e os comportamentos problemáticos que motivaram a procura por coaching.

No decorrer do tempo, o coach deve criar um espaço seguro para seu cliente reflita, examine e potencialmente mude algumas de suas concepções e credos mais arraigados e profundos.

Esse tipo de trabalho profundo não pode ser apressado, porque sua efetividade depende da disposição do cliente de examinar sua vida num nível mais fundamental. Um bom coach de desenvolvimento nunca empurra seu discernimento ao cliente, mas oferece o espaço e a oportunidade para um trabalho mais profundo, quando o cliente está preparado para comprometer-se nesse nível.

Caroline Calaça. Executive & Business Coach

 

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