Iniciativas que a Neurociência aponta para Melhorar o Foco em Resultado

Como Melhorar seu Foco em Resultado?

Motoristas de carros de corrida sabem que no que eles devem fixar sua atenção enquanto correm: eles aprendem desde cedo a se concentrar na estrada, não na parede ao redor da pista. Quando você acelera fazendo uma curva a 200km /h, se você se concentrar na parede, você vai dirigir-se direto para ela. Se, em vez disso, você se concentrar na estrada, você vai seguir a pista.

Esse é o segredo essencial de metas – direcionar sua atenção para o que você está criando, não o que você está evitando.

A liderança é assim.

Claro que existem inúmeras coisas que podem dar errado. Mas se você se concentrar neles, vai enlouquecer e travar o seu time. Concentre-se em onde você quer ir, em vez de sobre o que você quer evitar.

Mas como fazer isso na prática de forma a ativar seus melhores recursos neurais, colocando descobertas da neurociência para trabalhar para você?

Muitos líderes não percebem a influência que tem o foco na ação e comportamento.

Nossas mentes estão voltadas para alcançar a meta. Isto não tem nada a ver com ambição. Nossas mentes naturalmente se orientam para o resultado desejado e em praticar os comportamentos necessários e resultados intermediários necessários para alcançá-lo.

A neurociência vem nos ensinando que o foco é muito mais poderoso do que parece…

Processos Naturais de Realização

Ao afirmar claramente e se comprometer com um objetivo qualquer, você ativa os processos naturais de realização.

Da mesma forma, quando você não articula uma meta, os mesmos processos de obtenção entram em ação, mas eles trabalham para reforçar hábitos e repetir padrões históricos, que já são arraigados ao longo do tempo.

Como líder, sua mente orientada para um objetivo ou meta, está sempre criando.

Ao perguntar: “O que estou criando” você ativa o foco deliberado. Mais do que um aspecto apenas psicológico, o foco tem uma base neurológica, também. Ao concentrar-se intensamente em um resultado, ação ou direção, você ativa o modo simpático do sistema nervoso autônomo.

Simpático – sym e pathos – significa com sentimento. O modo simpático é uma onda de energia que desencadeia o movimento físico e emocional em relação ao objeto de foco.

Sistema Nervoso Simpático

A fisiologia do sistema nervoso simpático aumenta a energia e prepara o corpo para a ação para a necessidade de fazer, expressar, e agir. Ao concentrarmo-nos intensamente em um objetivo, os nossos movimentos físicos começam a nos mover em direção a ele.

Deste modo, os nossos músculos e movimentos alinham nossa ação física com o nosso foco mental.

Eric Kaufman, um coach executivo e autor de livros de liderança, afirma que para protagonizar realizações significativas, declarações inteligentes não são suficientes. Ele aponta oito iniciativas que atuam como verdadeiros neurotargets para melhorar seu foco em resultado:

1. Fazer uma declaração de meta com data de conclusão:
  • Declarações específicas e não gerais, ativam os gatilhos neurais de inovação e resolução de problemas (melhoria de 12% não é tão específico quanto um aumento de 12% em relação ao último trimestre)
2. Identificar os benefícios de atingir essa meta(do ponto de vista pessoal, material, espiritual):
  • Metas são desafiadoras, se não fossem, já estariam concluídas. Os benefícios são a motivação para seguir o plano quando você e sua equipe estão cansados, entediados, frustrados, ou distraídos.
3. Levantar os bloqueios que eu posso prever:
  • Antecipar cuidadosamente possíveis obstáculos permite planejar estratégias para superá-los.
4. Verificar informações e habilidades necessárias para realizar o objetivo:
  • Quais os conhecimentos ou habilidades você terá que adquirir ou desenvolver, a fim de realizar seu objetivo?
5. Identificar pessoas e/ou grupos de indivíduos que possam contribuir no sentido de alcançar o meu objetivo:
  • É necessário se conectar com as pessoas que irão acelerar seus resultados, e mantê-lo motivado.
6. Listar passos, ações e etapas para alcançar o objetivo:
  • Comprometer se em escrever as ações necessárias é uma parte. Adicionar o prazo estimado para cada ação e a data de conclusão realmente funciona.
7. Imaginar que o seu objetivo vai lhe proporcionar (descrever o que você sentirá quando sua meta for concluída):
  • Esta é uma iniciativa poderosa, pois ajuda a perceber como você se sente quando se depara com apossibilidade concreta de alcançar isso, quando imagina como está comemorando e que está com você!
8. Praticar afirmações de sucesso (lembretes positivos sobre sua capacidade e avanços):
  • Esta é uma forma de ancorar a sua atenção e manter o seu foco, escrever um breve título que poderosamente articula seu objetivo e confere sentido ao seu propósito em alcançá-lo!

E você como pode aplicar estes princípios na sua vida hoje?

Caroline Calaça e Cássia Morato- Executive &Business Coaches

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu