Neurociência: Sua passagem para uma Mudança Permanente

Neurociência: Sua passagem para uma Mudança Permanente

Os neurocientistas estudam como as neuroassociações ocorrem e descobriram que os neurônios estão constantemente enviando mensagens eletroquímicas de um lado para outro, através das pistas neurais, não muito diferente do tráfego numa artéria movimentada.

Tony Robbins nos lembra que cada vez que experimentamos uma quantidade significativa de dor ou prazer, o cérebro procura pela causa e as registra no sistema nervoso, para permitir-nos tomar melhores decisões sobre o que fazer no seu futuro.

Essa neuroassociação é uma realidade biológica – é física.

As neuroassociações são um instrumento de sobrevivência e se acham enraizados no sistema nervoso como conexões físicas, e não como “memórias” intangíveis.

Em qualquer momento em que você experimenta quantidades significativas de dor ou prazer, seu cérebro no mesmo instante procura pela causa. Usa os três critérios seguintes:

  1. O cérebro busca algo que pareça ser singular. Para reduzir as causas prováveis, o cérebro tenta distinguir algo que seja excepcional às circunstâncias. Parece lógico que, se você está tendo sentimentos fora do normal, então deve haver uma causa fora do normal.
  2. O cérebro busca algo que pareça estar ocorrendo simultaneamente. Isto é conhecido nos círculos de psicologia como a Lei da Recenticidade. Não faz sentido que algo que ocorre no momento (ou na proximidade) de intenso prazer ou dor seja a causa provável dessa sensação?
  3. O cérebro busca coerência. Se você sente dor ou prazer, seu cérebro começa no mesmo instante a registrar o que é diferente ao redor, e está acontecendo ao mesmo tempo. Se o elemento que atende a esses dois critérios também parece ocorrer de forma consistente sempre que você sente essa dor ou prazer, pode ter certeza de que o cérebro vai determinar que se trata da causa.

Fonte: Desperte O Gigante Interior- Tony Robbins

Texto preparado por Caroline Calaça e Cássia Morato

3 Comentários. Deixe novo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu